Mais de 16 mil contribuintes aderem IPTU online em Palhoça.

A opção de baixar o carnê do IPTU pela Internet, oferecida pela primeira vez neste ano pela prefeitura de Palhoça, teve a adesão de mais de 16 mil contribuintes no município, com a impressão de 16.717 mil carnês até o dia 13 de março. O autoatendimento online como alternativa para quitar o imposto foi viabilizado pelo novo sistema web do município, o Atende.Net. O software desenvolvido pela IPM Informática é baseado na computação em nuvem (cloud computing), propiciando o uso de todo o sistema de gestão pública via internet, em alta velocidade e com a hospedagem de dados em ambiente remoto, com garantia de segurança. Palhoça migrou o sistema para a nuvem em setembro de 2014.

O IPTU online é uma alternativa adicional, além dos 95 mil carnês enviados pela prefeitura de Palhoça pelos Correios. Deacordo com a secretaria da Receita, a opção já estava sendo utilizada por contribuintes antes mesmo da campanha de divulgação do IPTU 2015, que começou em meados de fevereiro. Segundo o Secretário Municipal da Receita, Nilson João Espíndola, o IPTU online ajuda a minimizar a espera e a evitar filas.

“Com o novo sistema da prefeitura, conseguimos disponibilizar a qualquer pessoa que acessar o site as informações detalhadas sobre o IPTU e a taxa de lixo. O objetivo é incrementar ainda mais o acesso, para que possamos dar mais comodidade ao contribuinte, evitar filas e permitir que ele tenha sua demanda atendida de casa, se assim desejar”, diz Espíndola.

Palhoça administra uma arrecadação de R$ 46 milhões com o IPTU. Além da gestão de cobrança do imposto, o novo sistema de gestão pública desenvolvido pela IPM será a ferramenta para automatizar outros processos importantes para o município.

“A médio prazo, pretendemos tornar a legislação tributária algo mais transparente para nossos servidores e para o contribuinte através do sistema. Nos próximos meses, pretendemos disponibilizar outros serviços online, como emissão de certidões de averbação de imóvel, ITBI, automação de cálculos de taxas de solo criado e outras medidas”, concluiu o secretário.

Calendário do IPTU

No pagamento em parcela única, o contribuinte de Palhoça tem duas datas opcionais, mas com descontos diferenciados. Até 30 de março, abatimento de 25% para quem não possuir débitos tributários e 20% para quem tem pendência com o fisco municipal. Até 30 de abril, o desconto é de 15% para quem não tem débitos e 10% para quem possui alguma pendência.

No sistema de parcelamento, o IPTU pode ser saldado em até 10 vezes, com vencimento da primeira parcela em 25 de março e a última em 10 de dezembro. Até a data do vencimento, o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Depois do prazo, o contribuinte deve retirar o boleto pelo portal do cidadão (www.palhoca.sc.gov.br), ou procurar o balcão de atendimento ao cidadão, na prefeitura.

Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.