Novas prefeituras recebem aplicativo de autoatendimento

Atende.Net App é integrado aos sistemas da gestão municipal e permite que cidadãos solicitem serviços públicos pela internet


O primeiro aplicativo completo e integrado ao sistema de gestão de prefeituras do Brasil começou a funcionar em mais cidades do sul do país. Chamado de App Atende.Net, o recurso permite que qualquer cidadão interaja com a prefeitura sem que precise ir à sede da administração municipal nem precise telefonar para os órgãos. O sistema foi lançado em Rio do Sul, cidade catarinense da região do Alto Vale do Itajaí no começo do ano e entrou em maio na sua primeira fase de expansão.

No Paraná, duas cidades implantaram a novidade — que já está disponível para os moradores utilizarem: Castro e Colombo. Os cerca de 300 mil habitantes dos dois municípios (o primeiro na região Centro Oriental do Estado e o segundo na Grande Curitiba) já podem acessar funcionalidades como a consulta de empresas ativas no município, notas fiscais eletrônicas de serviços (NFS-e) tomados, acompanhar o andamento de licitações e monitorar a evolução de processos. No Rio Grande do Sul, a cidade de Candelária implantou a novidade e lá os 30 mil habitantes têm acesso a esses e outros serviços, como a verificação das consultas médicas agendadas na rede pública.

Além das funcionalidades voltadas às pessoas físicas, as empresas também podem usar o aplicativo para consultar valores a receber, acompanhar as oportunidades de negócio com a administração pública por meio dos editais abertos e, no caso dos bancos, verificar a autenticidade de recibos de pagamento. Também há funções exclusivas para os servidores públicos, que podem consultar a folha de pagamento, obter o comprovante de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda e ter acesso à informações sobre o contrato de trabalho com a administração municipal.

Gestão em tempo real


Para garantir a segurança das informações disponibilizadas no aplicativo, cada usuário precisa fazer login com o cadastro criado no Portal do Cidadão. As opções ficam disponíveis conforme o perfil de quem entrou, e além das possibilidades oferecidas aos cidadãos e às empresas, a expansão para outras regiões traz a novidade de um perfil exclusivo para o gestor público. Por meio dele, o prefeito e os secretários podem acompanhar mais de 50 indicadores municipais com informações relevantes para a administração.

O gerente do Centro Tecnológico da IPM Sistemas — empresa que desenvolveu o App Atende.Net e o Portal do Cidadão —, Giovani Lunelli, diz que “é possível fazer uma análise do IPTU verificando quanto do tributo foi pago à vista, parcelado e qual o valor que ainda falta entrar nos cofres públicos”. É possível ainda, segundo ele, “conferir o índice de inadimplência, quais tributos mais foram arrecadados, comparar a receita prevista com o que já está em caixa e até saber em quais bairros estão sendo feitas mais construções”, por exemplo.

Outro recurso é o extrato do cidadão. Essa visualização permite fazer um análise minuciosa do contribuinte e saber se ele possui imóveis, empresas débitos e até consultas médicas agendadas no município.

A disponibilidade do recurso é ininterrupta, e os serviços podem ser solicitados 24 horas por dia. Os dados estão armazenados na nuvem (cloud computing, em inglês), o que confere mais agilidade no acesso e segurança.

O diretor presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, destaca que a solução é inédita no Brasil. “Nenhum outro aplicativo faz parte de um sistema completo de gestão de prefeituras, muito menos que permita o autoatendimento em diversas áreas e com um login único. O que existem são aplicativos independentes ou para a marcação de consultas, ou para informar problemas nas ruas, ou para acessar o carnê de IPTU e guias municipais. A novidade está na integração, que permite fazer tudo isso e outras atividades em um lugar só”, diz.

O aplicativo está disponível para celulares Android e iOS.

Sobre a IPM Sistemas

A IPM Sistemas atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares em nuvem destinados à gestão pública, com foco em redução de custos, aumento de receita, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis e Centro de Tecnologia em Rio do Sul (SC), conta com aproximadamente 300 profissionais que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.

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