IPM Vigilância proporciona maior eficiência no controle de riscos sanitários - IPM

IPM Vigilância proporciona maior eficiência no controle de riscos sanitários

Saúde
18 abr 2016

Tecnologia agiliza trabalho de fiscais e moderniza gestão de denúncias em Pomerode (SC).

Com o auxílio da tecnologia, vários municípios têm conquistado mais eficiência no controle de riscos sanitários e no gerenciamento de denúncias. Por meio do IPM Vigilância, solução desenvolvida na plataforma em nuvem, o módulo Vigilância Sanitária oferece à saúde pública moderna ferramenta de fiscalização e monitoramento. Pomerode, na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é um exemplo de cidade que eliminou a utilização de processos em papel. Com o novo sistema, o histórico de estabelecimentos foi completamente digitalizado. A adoção do software tornou muito mais fácil a consulta de denúncias e autos de intimação, de infração, de penalidade, assim como a situação do alvará sanitário.

A nova ferramenta favorece o gerenciamento de denúncias recebidas e agiliza o trabalho dos agentes de fiscalização, gerando o Boletim de Produção Ambulatorial (BPA) automaticamente para o SUS. Com isso, os fiscais não precisam mais contabilizar manualmente a quantidade de denúncias atendidas, de alvarás emitidos, empresas abertas ou fechadas, entre outras atividades da Vigilância Sanitária.

“O sistema conta ainda com a tecnologia QRCode nos documentos emitidos, evitando fraudes, além de agilizar a consulta da situação por parte do fiscal. Por meio do QRCode, pode-se facilmente identificar um alvará vencido ou cancelado, ou ainda um documento falsificado”, destaca Rodrigo Willemann, analista de sistemas do IPM Vigilância.

Outro diferencial do IPM Vigilância é a integração com outros sistemas utilizados pela prefeitura, como o Atende.Net e o IPM Saúde. “Desta forma, dispensa o recadastro, visto que a ferramenta busca os dados diretamente no cadastro do município e o usuário apenas complementa com as informações pertinentes à área, tornando assim o trabalho mais ágil”, destaca o gerente de Vigilância Sanitária de Pomerode, Jader Luis Fischer.

Sistema mobile para Vigilância Sanitária

Em Pomerode também está sendo implantado o sistema mobile offline, que poderá ser utilizado em locais sem acesso à internet. Com a rede web disponível, o sistema sincronizará automaticamente os dados coletados. Com este novo módulo, o usuário poderá realizar toda a vistoria diretamente em um tablet, onde estarão disponíveis todos os roteiros de inspeção. Também poderão ser acessadas as leis sanitárias para confecção de autos, dados do estabelecimento vistoriado, entre outras informações.

“O fiscal sanitário não precisará carregar toda aquela papelada, como formulários de vistoria e códigos sanitários. Além disso, terá a comodidade de emitir os autos ou o próprio alvará sanitário imediatamente após o fim da vistoria, não sendo mais necessário retornar à Secretaria de Saúde para confeccionar a documentação”, explica Rodrigo Willemann, analista de sistemas do IPM Vigilância.

Atualmente, o módulo Vigilância Sanitária está sendo utilizado também pelas prefeituras de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, e nos municípios paranaenses de Santa Helena, Arapongas e Mamborê. No Rio Grande do Sul, a ferramenta está sendo implantada nas cidades de Gravataí e São Leopoldo.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página