IPM Vigilância agiliza fiscalização sanitária em empresas de Pomerode - IPM

IPM Vigilância agiliza fiscalização sanitária em empresas de Pomerode

Vigilância
08 ago 2016

Plataforma on-line funciona em dispositivos móveis e facilita rotinas de trabalho.

Fiscais da Vigilância Sanitária de Pomerode, município catarinense localizado na região do Vale do Itajaí, podem contar com uma solução para agilizar o trabalho de vistoria nos estabelecimentos comerciais: o IPM Vigilância. O sistema é totalmente baseado em cloud computing e permite armazenar as informações na nuvem, além de dar mobilidade aos usuários. A partir daí, elas estão disponíveis a qualquer momento, de qualquer lugar.

Os servidores da Secretaria de Saúde do município conseguem, por meio da plataforma, registrar de forma digital todos os dados das empresas que precisam de autorização da Vigilância Sanitária para funcionar — hoje, pouco mais de mil estabelecimentos necessitam do alvará específico para manter as portas abertas. O documento precisa ser renovado anualmente mediante uma vistoria e consulta ao histórico da empresa. Após a implantação do IPM Vigilância, as pastas com muitas folhas de papel e fichas de cadastro deram lugar aos celulares ou tablets. “É possível criar roteiros de inspeção que incluem perguntas pré-definidas e minimizam as falhas por desconhecimento ou esquecimento”, afirma o consultor de implantação da IPM Sistemas, Cássio Andersen.

O gerente da Vigilância Sanitária de Pomerode, Arthur Weidner, avalia que a mobilidade representa o principal avanço para a rotina fiscal. “Antes precisávamos fazer uma vistoria extensa, muito detalhada em cada uma das empresas e anotar tudo na mão. Era mais lento, levava quase um turno inteiro de trabalho. Agora, podemos fazer todas as considerações em um check-list na tela de qualquer dispositivo mobile em poucos minutos. Ganhamos em produtividade”, diz.

Ao final do processo, a agilidade na fiscalização impacta positivamente o cidadão. No caso dos empresários, o alvará pode ser emitido mais rapidamente; já o cidadão pode contar com a plataforma para verificar se determinado local já sofreu alguma notificação ou não está em dia com a documentação.

O IPM Vigilância já funciona nas cidades paranaenses de Mamborê e Santa Helena. Nos próximos dias estará disponível nas prefeituras gaúchas de São Leopoldo e Gravataí.

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