IPM na Mídia: Senado Federal aprova PL do Governo Digital

O Senado Federal aprovou, em 25 de fevereiro, o Projeto de Lei 317/2021, que estabelece regras e instrumentos para a prestação digital de serviços públicos. Conforme publicado pela Agência Senado, o objetivo “é aumentar a eficiência da administração pública, modernizando e simplificando a relação do poder público com a sociedade”. Então aprovado, o projeto seguiu para a sanção presidencial, o que ocorreu no dia 29 de março de 2021 (leia abaixo). Também chamado de PL do Governo Digital, o texto pode estabelecer novos parâmetros que vão transformar profundamente a gestão pública brasileira.

A digitalização de atividades já era uma realidade, principalmente no setor privado. No entanto, veio a pandemia e acelerou processos, reforçando a importância dessa mudança também no setor público. Em janeiro, com informações consolidadas de centenas de prefeituras do Sul e do Sudeste do País, um levantamento demonstrou que, em 2020, houve crescimento de 255% no número de processos digitais abertos via portal ou aplicativo em prefeituras.

No mesmo período, cresceu 268% o total de documentos assinados digitalmente. Ou seja: mais do que dobrou o número de solicitações de serviços feitas de forma virtual e o volume de documentos assinados por gestores públicos.

 

Tecnologia melhora as práticas de gestão


A tecnologia possibilita ao gestor público o controle próximo de diversos indicadores – de arrecadação, de investimentos, de despesas de custeio, entre outros. Esses dados, usados de forma adequada, resultam práticas de gestão mais modernas e eficazes.

A sociedade também sai ganhando com as mudanças. Afinal, a digitalização dos dados possibilita maior transparência no acompanhamento, pela sociedade, de informações essenciais. A tecnologia traz mudanças importantes para a sociedade, com benefícios variados e que precisam ser aproveitados e multiplicados para que o Brasil tenha uma gestão pública cada vez mais moderna e eficiente.

 

Tema é destaque na mídia


O presidente da IPM Sistemas, Aldo Mees, escreveu um artigo sobre o PL do Governo Digital. O texto foi publicado pelo Estadão. Confira clicando aqui.



 

Reportagem da NDTV, afiliada da Record em SC, também aborda a aprovação do Projeto de Lei, assim como destaca o aumento do número de processos digitais abertos em Prefeituras que usam o sistema Atende.Net, da IPM Sistemas. Confira:



 

Presidente sanciona a Lei Governo Digital


O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que institui o Governo Digital, na forma da Lei número 14.129, de 29/3/2021, que foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30/03/2021.

O Portal Mundo Conectado destaca o tema e ilustra com case de Rio do Sul, cliente IPM.

Matéria do Mundo Conectado fala do Governo Digital

LEIA TAMBÉM:

Uso de serviços digitais no setor público mais do que dobrou em 2020

> Massaranduba é o primeiro município de SC a permitir pagamento de tributos municipais via PIX

Como empresas de tecnologia estão se adaptando à Lei Geral de Proteção de Dados

Municípios com a tecnologia IPM estão entre os melhores colocados no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2021 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.