IPM cria oportunidades para jovens programadores - IPM

IPM cria oportunidades para jovens programadores

Carreira
21 jul 2016

Parceria com IFC contribui com a formação profissional e viabiliza a entrada no mercado de trabalho.

Até o final do ano, o município de Rio do Sul – localizado no Alto Vale do Itajaí – vai ganhar 25 novos programadores de sistemas para a internet. A formação é resultado de uma parceria entre a IPM Sistemas, empresa que desenvolve softwares para gestão pública, e o Instituto Federal Catarinense (IFC), que oferece cursos em diversas áreas do conhecimento em 15 campi espalhados pelo Estado.

Além de contribuir para ampliar o acesso da população à educação técnica gratuita e de qualidade – os cursos são abertos e as inscrições podem ser feitas pelo site do IFC – as aulas podem representar uma porta para o mercado de trabalho. Mesmo com a previsão de término para o final de 2016, o curso já apresentou alunos que se destacaram e foram selecionados para participar de um estágio na IPM.

O coordenador do curso do IFC, Fábio Alexandrini, destaca que a parceria é fundamental para complementar a formação de excelência que o Instituto tem como meta. “Os conteúdos são reforçados com as atividades complementares do mercado e o foco na profissionalização”, afirma.

Os alunos contratados – em média oito por turma – ingressam na IPM por meio do projeto Jovens Talentos IPM. O programa existe desde a fundação da empresa, há 20 anos, e é uma estratégia de formação de mão de obra qualificada e comprometida. O coordenador de Recursos Humanos da IPM Sistemas, Vandriani Misturini, afirma que é comum os recém chegados construírem carreira na organização. “Dois dos gerentes que temos na equipe hoje vieram do Jovens Talentos: Giovani Lunelli, gerente do Centro de Tecnologia e Cléber Nardelli, que cuida do Núcleo de Tecnologia e Pesquisa”.

Criando raízes

Giovani chegou na IPM há 15 anos. Filho de agricultor, teve o primeiro contato com um computador quanto tinha 14 anos e o utilizava para tarefas básicas. Aos poucos, percebeu que gostava de elaborar fórmulas matemáticas em processadores de texto e planilhas eletrônicas. Ao terminar o Ensino Médio, ingressou no curso de Análise de Sistemas da Faculdade Hansa Hammonia, de Ibirama. Ao saber que uma empresa de tecnologia de Rio do Sul incentivava estudantes a participarem do programa Jovens Talentos, se inscreveu e foi um dos destaques da turma. Dos cerca de 20 alunos que entraram no programa na época, quatro foram contratados pela IPM.

“A faculdade é importante, mas qualquer treinamento além dela é fundamental. Se o aluno não buscar alguma coisa além, tudo vai ser mais difícil. Na IPM o jovem aprende a lidar com situações reais, que é a melhor forma de aprender. O curso é gratuito, passado por quem tem experiência. Não conheço outra forma de preparação melhor”, considera. Passada uma década e meia dentro da IPM Sistemas, o seu primeiro emprego com carteira assinada, Giovani diz perceber o quanto a capacitação oferecida pela empresa é importante. “A maioria do time de desenvolvimento da fábrica veio do programa Jovens Talentos”.

O gerente do Núcleo de Tecnologia e Pesquisa da IPM, Cléber Nardelli, tem 34 anos e apesar da idade, pode ser considerado da “velha guarda” da empresa. Um estágio iniciado há 14 anos, enquanto ainda cursava Sistemas de Informação na Unidavi em Rio do Sul, o permitiu trilhar uma carreira de sucesso. Já participou de capacitações como aluno e professor, e valoriza iniciativas de disseminação do conhecimento, sobretudo numa área carente de profissionais – quem trabalha na área afirma ser muito difícil contratar programadores, cuja carreira não é incentivada pelas universidades. “Não dá pra sair da faculdade e não procurar uma capacitação. O conhecimento acadêmico mostra quais são as ferramentas que poderemos usar no mercado de forma genérica, mas num treinamento posterior, o foco é no dia a dia”, analisa.

O diretor-presidente da IPM Sistemas, Aldo Mees avalia o investimento em qualificação como solução para um dos maiores limitadores de crescimento das empresas: “Quando oferecemos oportunidades aos jovens, potencializamos oportunidades de crescimento profissional e aprendizagem contínua”, pondera.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página