Guaramirim é premiada por digitalização de serviços de planejamento urbano - IPM

Guaramirim é premiada por digitalização de serviços de planejamento urbano

Cases
20 abr 2018

Ferramenta inovadora criada em parceria com a IPM facilita a solicitação de serviços por meio da tecnologia

Inovação e tecnologia são conceitos atrelados à gestão municipal de Guaramirim, no norte de Santa Catarina. Prova disso é que a prefeitura acaba de receber o prêmio Projeto Inovador 2018, oferecido pelo 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, durante evento em Lages, nos dias 19 e 20 de abril. A iniciativa escolhida como exemplo de modernização é o Sistema Municipal de Protocolo Digital (SMPD), também premiada na versão paranaense do evento, em 2017.

A ferramenta é uma atualização do Atende.Net, sistema de gestão pública utilizado pela prefeitura, e desenvolvida em parceria com a IPM Sistemas. Por meio dela foi possível tornar 100% digital a solicitação de alguns serviços relacionados às áreas de planejamento urbano e meio ambiente.

Isso que dizer que, há pouco mais de um ano, arquitetos e engenheiros não precisam se deslocar até a prefeitura para solicitar aprovações de projeto, alvarás de construção, retificação de área, desmembramento, certidão de habite-se, certidões de infraestrutura, viabilidades, entre outros serviços. Tudo pode ser feito pela internet, por meio do Portal do Cidadão.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Guaramirim, Jiuvani Assis Assing, a premiação é resultado das melhorias proporcionadas pelo sistema, como a redução de custos com papel, impressão e arquivos. A facilidade dos servidores públicos em acessarem os documentos também contribuiu com o reconhecimento. O que antes exigia a procura manual em dezenas de páginas, hoje pode ser feita no localizador do sistema usando palavras-chave, por exemplo.

Outro destaque foi a diminuição em 86%, em relação aos anos anteriores, no tempo de espera de alguns procedimentos. Agora, a prefeitura quer ir além. Serviços como alvará de construção, que demoram em média 20 dias, deverão ser liberados em até 24h no próximo ano.

Vamos nos reunir com a equipe da IPM para criar um sistema ainda mais ágil, onde o profissional insere as informações e a nossa equipe faz apenas a auditoria. A análise do cadastro, que hoje é feita pelo nosso pessoal e toma mais tempo, será automatizada”, planeja o secretário.

O Sistema Municipal de Protocolo Digital (SMPD) é baseado em computação em nuvem e compõe uma base de acesso comum ao poder público, o que permite o compartilhamento de informações referentes às demandas com todos os órgãos da cidade. Isso aumenta a transparência e permite estipular prazos e etapas a serem cumpridos, facilitando ainda mais a rotina de quem usa os serviços da prefeitura.

A iniciativa, até então inédita em Santa Catarina, está sendo levada para outros municípios catarinenses. Segundo o técnico tributário da IPM, Marcelo Kiefer,o município de Concórdia está em processo de testes da ferramenta, enquanto que a prefeitura de Rio do Sul já está na fase de homologação do sistema.

Sobre a IPM

A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.

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