Gestão Pública de Sucesso: Guaramirim aumenta receita e arrecada mais de 1,5 milhões de tributos com processos digitais

O município de Guaramirim possui quase 45 mil habitantes, em sua maioria descendentes de colonizadores alemães, portugueses e italianos.

Preservando suas tradições e costumes, Guaramirim é conhecida como "Cidade das Guirlandas" e está presente no "Caminho dos Príncipes", rota turística do Estado de Santa Catarina.

Nos últimos anos, a Prefeitura não só se destaca por seus atrativos turísticos, como também tem apresentado melhorias importantes referente aos serviços para os cidadãos.

Ao implantar o software da IPM e utilizar o Atende.Net como ferramenta de trabalho, os servidores, gestores e secretários tiveram seus trabalhos agilizados.

É o que afirma em entrevista, o secretário de Planejamento da Prefeitura de Guaramirim, Jiuvani Assis Assing.

 

"Com a implantação do protocolo digital no município de Guaramirim, não só a Prefeitura ganhou, mas o cidadão também. Eliminou praticamente 100% do papel na secretaria de Planejamento".

Benefícios para a Prefeitura de Guaramirim


Os setores da Prefeitura ganharam tempo na resolução dos processos públicos.

Eliminando o papel e contando com a flexibilidade de um sistema 100% nuvem, disponível 24 horas com melhorias automáticas, a gestão se torna mais produtiva.

A partir do momento em que os servidores trabalham com mais facilidade, a tendência é aumentar os índices de crescimento do município.

A Prefeitura utiliza o Atende.Net, ferramenta que conta com um sistema único, totalmente integrado que oferece funcionalidades para as várias áreas do setor público.

Entre elas estão os setores de Contabilidade, Suprimentos, Recursos Humanos e Arrecadação.

Isso facilita a organização e arquivamento de dados para cada setor do município, além de melhorar a cobrança de tributos, aumentando a receita do município.

Foi o que aconteceu com Guaramirim, segundo dados do Portal da Transparência, uma das funcionalidades do Atende.Net, o ano de 2019 trouxe resultados bastante expressivos.

Em comparação ao ano de 2018, a cidade teve destaque nos números de:

Receita Corrente Líquida: O valor arrecadado para o município chegou a aumentar mais de 17 milhões de reais em 2019.

Tributos arrecadados: A Prefeitura arrecadou muito mais tributos em 2019, chegando a apresentar uma diferença de mais de 1,5 milhões de reais comparando com 2018.

 

Benefícios para o cidadão


O cidadão de Guaramirim ganha tempo e economiza dinheiro, uma vez que não precisa mais gastar com deslocamento até a Prefeitura para realizar solicitações de serviços.

No Portal do Cidadão da cidade estão disponíveis mais de 50 serviços de autotendimento, entre eles estão emissão de notas fiscais, consultas de licitações, emissão de alvarás e guias de IPTU.

No ano de 2019, a emissão de guias digitais de IPTU passou dos 30 mil acessos.

O que significou economia significativa de papel para as prefeituras e grande contribuição sustentável ao meio ambiente.

Essa migração de serviços públicos para o online aproxima o cidadão que cada vez mais procura flexibilidade e liberdade.

A tecnologia permite a desburocratização da Gestão Pública e assim como o município de Guaramirim, outras cidades de todo o país tendem a modernizar para acompanhar o futuro.

Assista ao vídeo com depoimentos do secretário de Planejamento da Prefeitura de Guaramirim, Jiuvani Assis Assing e com a Analista de Projetos, Larisi Rigo:

Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.