Gravataí melhora atendimento à população com o IPM Social - IPM

Gravataí melhora atendimento à população com o IPM Social

Social
15 ago 2016

Sistema facilita distribuição de benefícios e melhora gestão da Assistência Social.

As rotinas da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social de Gravataí, município da região metropolitana de Porto Alegre (RS), estão mais ágeis a partir da instalação do IPM Social. A cidade implantou na última semana a solução, que é desenvolvida pela IPM Sistemas, e funciona totalmente baseada na computação em nuvem. Isso significa que os dados inseridos estarão disponíveis a qualquer momento, de qualquer lugar, e com a garantia de segurança.

É possível acompanhar de forma mais eficiente a distribuição dos programas sociais na cidade – que antes era feita de forma manual e agora pode ser monitorada pelo computador. “Nossos arquivos ainda eram muito manuais, baseados em fichários preenchidos à mão. Já aconteceu de uma folha se perder e o histórico da família sumir junto, porque não tínhamos a informação em outro lugar. Pra nós, essa organização é um dos maiores benefícios”, explica a secretária da Família, Cidadania e Assistência Social de Gravataí, Joice Michels.

Outra funcionalidade do sistema é a integração com a Caixa Econômica Federal. Com ela, o gestor dos programas sociais em andamento consegue gerenciar, planejar e distribuir a renda aos beneficiários por meio do Cadastro Único, que é operado pelo banco federal.

O consultor de implantação do IPM Social, Cássio Andersen, destaca que o sistema permite ainda mensurar indicadores que auxiliam a tomada de decisão sobre a aplicação de verbas e investimentos. “Oferecemos até um sistema de geolocalização que possibilita um mapeamento detalhado da demografia municipal, apresentando vulnerabilidades e identificando as regiões que mais precisam dos programas sociais”, diz.

Para as famílias beneficiárias da Assistência Social, a maior mudança é a agilidade no atendimento. Como cada uma delas ganha um Prontuário Individual Familiar, é possível inserir novas informações no histórico dos cidadãos sempre que eles buscarem algum atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ou outras unidades municipais de atenção.

O IPM Social já funciona em Pomerode e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, e nas cidades paranaenses de Arapongas, Castro, Mamboré, Marechal Cândido Rondon e Santa Helena. Nos próximos dias, Gravataí vai contar também com o IPM Vigilância, sistema que auxilia o controle das atividades realizadas pela Vigilância Sanitária.

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