Gestão pública digital é diferencial para prefeituras do Paraná - IPM

Gestão pública digital é diferencial para prefeituras do Paraná

IPM na Mídia
06 ago 2020

Matéria publicada no portal do Jornal A voz do Paraná.

Leia na íntegra:

As prefeituras paranaenses que investiram em gestão pública digital foram o destaque do ranking de transparência nos gastos com a Covid-19 divulgado pelo Ministério Público. Na listagem publicada no último dia 23, dos 31 mais bem colocados, 21 (incluindo Campo Mourão, Cascavel e Nova Santa Rosa, os três primeiros) são municípios que usam tecnologia criada na pandemia pela IPM Sistemas.

A empresa disponibilizou no Atende.net, software de gestão pública digital utilizado por prefeituras do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, uma área exclusiva para a inserção dos detalhes sobre a compra de materiais como máscaras e kits de teste rápido, além de valores e nomes dos fornecedores.

Os dados são incluídos no sistema e automaticamente ficam disponíveis no Portal da Transparência da cidade, com acesso simples e que não exige instalação de nenhum programa ou uso de senhas. Como o sistema funciona totalmente em modo web e pode ser acessado por meio de smartphones, tablets ou computadores conectados à Internet, facilita a vida tanto da população quanto dos agentes públicos, que não precisam sequer estar na prefeitura para atualizar os dados e fazer o monitoramento. “Nossa preocupação era aumentar ainda mais a efetividade das prefeituras, principalmente durante uma situação de tamanha repercussão quanto uma pandemia, que exige uma seriedade ainda maior do que o normal”, explica Aldo Mees, diretor-presidente da IPM Sistemas.

No ranking elaborado pelo Ministério Público, as prefeituras destaque foram:
1) Campo Mourão – Nota 100
2) Cascavel – Nota 100
3) Nova Santa Rosa – Nota 100

Para fiscalizar os gastos da prefeitura de Cascavel com a COVID-19 basta clicar nesse link:
https://cascavel.atende.net/?pg=transparencia#!/

 

Computação em nuvem garante continuidade dos serviços públicos na quarentena


Aplicativos de mensagens instantâneas, delivery de comida e produtos variados. Aulas online. Reuniões à distância. O armazenamento e o trânsito de dados em nuvem (cloudcomputing) tem possibilitado a pessoas de todo o mundo enfrentar a pandemia do Coronavírus com mais comodidade. Essa mesma tecnologia possibilita que o serviço público mantenha em funcionamento serviços essenciais, que podem ser acessados pelos servidos públicos e pela população de casa, utilizando qualquer equipamento conectado à internet.

No Paraná, essa mesma tecnologia possibilita que o serviço público mantenha em funcionamento serviços essenciais, que podem ser acessados de casa tanto pelos servidores públicos quanto pela população, utilizando qualquer equipamento conectado à internet.

Outras cidades no Estado que investiram na digitalização de serviços são Cascavel, Paranaguá, Santa Helena, Castro, Campo Largo, Marechal Cândido Rondon, Telêmaco Borba e Lapa, entre outras.

Os sistemas de gestão são importantes, por exemplo, para o setor de compras, contabilidade e pagamento de fornecedores, gestão de pessoal e atendimentos nos postos de saúde e UPAs das cidades, que não podem parar mesmo diante de uma pandemia. Entre as tarefas executadas estão a aquisição de materiais para a área de saúde (máscaras, luvas e medicamentos) e até a organização da folha de pagamentos do funcionalismo.

 

Cascavel digital


Quem mora em Cascavel tem atualmente 78 serviços à disposição para serem realizados totalmente de modo digital. Ações que antes exigiam o deslocamento até a prefeitura, ficar na fila e aguardar atendimento, podem ser efetuadas na casa do contribuinte.

Basta um computador, um smartphone ou um tablet conectado à internet para resolver questões como emissão de guias de IPTU, alvarás ou certidões negativas, acompanhar licitações, consultar autenticidades de documentos, acessar a Ouvidoria Municipal. Para ter o atendimento nos celulares, é necessário instalar o aplicativo Atende.net, disponível gratuitamente tanto para celulares Android quanto IOS.

Importante destacar que, além dos moradores, fornecedores da prefeitura e empresas também têm acesso ao atendimento feito “na nuvem”.

Como os serviços acontecendo de modo digital, a prefeitura passa a economizar expressivamente nos gastos com papel, cujo uso caiu consideravelmente. Os procedimentos também têm melhor nível e agilidade, pois o sistema da IPM funciona em modo workflow. Ou seja, ele mesmo informa ao servidor público o que e quando é necessário fazer.

Antes, um papel poderia levar dias e até semanas até passar pelas mesas de vários servidores, serem analisados e assinados. Agora, o sistema informa essas pessoas sobre o procedimento, que acaba sendo efetuado praticamente de modo simultâneo.

Para saber quais serviços estão disponíveis em Cascavel basta clicar no link:
https://cascavel.atende.net/?pg=autoatendimento#!/

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