Gestão Pública de Sucesso: Prefeitura de Rio Negrinho a um passo de se tornar 100% digital - IPM

Gestão Pública de Sucesso: Prefeitura de Rio Negrinho a um passo de se tornar 100% digital

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24 mar 2020

O município de Rio Negrinho está localizado a aproximadamente 260 km da capital catarinense Florianópolis.

Conhecida por riquezas culturais, a cidade tem uma população de quase 43 mil habitantes, em sua maioria descendentes de alemães, portugueses, italianos e poloneses.

Além do reconhecimento por realizar festejos seguindo as tradições européias, Rio Negrinho tem ganhado um outro tipo de destaque.

Desta vez, pela eficiência da administração pública ao prestar serviços aos cidadãos.

A Prefeitura Municipal tem ganhado notoriedade após adotar um modelo de gestão digital, onde a maioria das tramitações de processos são feitas sem papel, tudo online.

Isso tem facilitado a vida dos cidadãos, que não precisam mais gastar tempo e dinheiro para se deslocar até a Prefeitura somente para fazer solicitações.

Do conforto de suas casas, apenas acessando a internet é possível fazer desde solicitações simples como consultar seu extrato municipal ou tirar certidões diversas, até tramitar processos mais detalhados.

Em Rio Negrinho, no ano de 2019, os acessos no Atende.Net para emissão de alvarás passaram dos 12 mil, pelo autoatendimento.

Entre os diversos tipos de alvarás, podemos dar destaque ao alvará de funcionamento, que permite legalmente os negócios de empresários em um local específico.

Como também o alvará de aprovação, que autoriza licenciamento de projetos para a construção civil.

Além disso, os acessos para emissão de guias de IPTU no sistema passou dos 15 mil, somente no ano passado.

O que facilitou muito a vida do cidadão que não mora no município onde possui o imóvel, já que ele não precisa mais se deslocar para conseguir pagar o IPTU.

Além disso, sem a necessidade de impressão dos carnês em papel, a prefeitura economiza e ainda contribui com a sustentabilidade do meio ambiente.

 

Gestão Pública Digital: Trabalho dos servidores facilitado e cidadãos satisfeitos

Atualmente, no Portão do Cidadão de Rio Negrinho estão disponíveis 60 serviços online no autoatendimento, entre eles vários processos importantes para a população.

Quanto a essa facilidade, a diretora do departamento de tributação, Katilaine Hack, reforça que tem tido seu trabalho agilizado pelo processo digital.

 

“Hoje com o novo processo, é tudo online, tudo digital. As empresas tem acesso a emissão de alvarás, certidões, relatórios, abertura e fechamento de empresas”, declarou a diretora.

Como o envio das documentações é feito digitalmente, através do Workflow do Atende.Net, é possível acompanhar cada processo e ter previsão do período em que a solicitação será finalizada.

O diretor de TI da Prefeitura, Fabiano Olsen destaca também a eficiência na resolução de processos, com a utilização do Workflow.

 

“No Atende.Net é possivel acompanhar os processos e saber quem está responsável, para assim saber o seu prazo de conclusão”, relatou o diretor de TI.

Gestão Púbica Digital: Mapeamento de processos personalizado

A Sabrina Juliane Neppl, do departamento de TI da Prefeitura de Rio Negrinho, participou de um curso para aprender a realizar o mapeamento de processos, utilizando o Workflow, do Atende.Net.

Em entrevista, ela afirma que o curso foi fundamental para contribuir na transformação da Prefeitura que migra para o digital.

 

“Eu fui no treinamento da IPM para aprender como mapear os processos digitais. Dessa forma, hoje eu consigo personalizar cada processo, de acordo com o cotidiano da nossa Prefeitura”, afirmou Sabrina.

O mapeamento consiste em dividir o processo em etapas personalizadas, onde cada uma delas é analisada pelo setor responsável.

Com isso, é possível finalizar qualquer tramitação em menos tempo.

 

Assista aos depoimentos de alguns servidores que utilizam o sistema Atende.Net.

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