Estrela usa plataforma de última geração para digitalizar gestão pública - IPM

Estrela usa plataforma de última geração para digitalizar gestão pública

Administração Geral
17 ago 2017

Baseados na computação em nuvem, sistemas centralizam demandas e agilizam a tramitação de processos

A cidade gaúcha de Estrela deixou de lado os antigos sistemas de informática e implantou uma plataforma de última geração para o gerenciamento das demandas administrativas. A novidade está em fase final de implantação, e promove uma transformação na forma como os 33 mil moradores do município interagem com a prefeitura.

Desenvolvido pela especialista em sistemas para a gestão pública baseados em cloud computing, IPM Sistemas, o novo sistema de gestão integrada unifica procedimentos, centraliza e compartilha dados e é mais seguro que soluções desktop. A diferença entre as duas tecnologias é que na nuvem os dados são mantidos em data centers seguros e estão sempre disponíveis, enquanto que na segunda forma, tudo é mantido em uma estrutura que tem que ser comprada pela prefeitura e geralmente fica dentro do prédio do executivo, de uma forma mais suscetível a falhas.

A partir de agora, os servidores poderão ter acesso a um cadastro único que vai integrar todos os serviços municipais disponíveis, incentivando a redução do consumo de papel, mantendo as informações sempre atualizadas e permitindo o autoatendimento. Por meio dele, é possível emitir documentos e acompanhar a evolução de demandas a qualquer momento, 24 horas por dia, eliminando a necessidade de deslocamento até a prefeitura. Para usar a novidade, basta o cidadão acessar o site da cidade a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

O secretário estrelense de administração, Jônatas dos Santos, explica que apesar de a tecnologia contribuir significativamente para a melhoria da gestão pública na cidade, o atendimento ao público vai continuar aberto. “Queremos facilitar o acesso da população aos serviços públicos, nivelar o conhecimento técnico e melhorar a eficiência dos servidores”, diz.

O sistema integrado vai oferecer recursos que vão desde a emissão de guias de pagamento dos impostos municipais, como o IPTU, até o acompanhamento eletrônico do histórico de saúde dos cidadãos que utilizam a rede pública. Outras possibilidades envolvem a abertura, execução e monitoramento do andamento dos processos abertos na prefeitura — pedidos de alvarás, consultas de viabilidade e outras demandas no âmbito do planejamento urbano de Estrela.

Para localizar fácil e rapidamente todas essas áreas, a plataforma conta com um sistema de consulta nas telas que utiliza diversos critérios de busca e combinação de filtros. É possível, por exemplo, que um servidor público armazene um ponto de pausa no trabalho e o retome exatamente da mesma referência num momento posterior. As contas criadas por cada um que acessa o sistema também permitem manter o histórico de quem entrou na ferramenta, o que fez e qual é a situação dele em relação à administração municipal — se está com o IPTU em dia e outras situações.

Outra vantagem do sistema em nuvem é a integração: a partir de agora, todos os dados processados vão ajudar a alimentar o Portal da Transparência, contribuindo com a clareza das informações públicas e do que acontece com os recursos do erário. “Vamos economizar tempo, dinheiro e desburocratizar o processo, mantendo a população mais informada sobre as nossas ações”, explica Jônatas.

Os sistemas implantados pela IPM são 20 vezes mais rápidos que outras soluções baseadas em desktop, e integram-se a ferramentas de produtividade do Google, WhatsApp e Facebook.

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