Educação para a vida e participação familiar destacam ensino de Arapongas (PR) em ranking nacional - IPM

Educação para a vida e participação familiar destacam ensino de Arapongas (PR) em ranking nacional

Administração Geral
10 nov 2015

A cidade paranaense de Arapongas, que ocupa a 17a posição entre cidades de médio porte em indicadores educacionais no ranking As Melhores Cidades do Brasil, divulgado pela revista IstoÉ, em outubro, justifica o resultado com um coletivo de iniciativas para envolver alunos, famílias, gestores e professores na rede municipal de educação. A posição concede  à cidade de cerca de 115 mil habitantes o destaque de 3a no Estado do Paraná com melhores indicadores educacionais, conforme o levantamento. Entre as médias cidades do país, Arapongas ficou também com a 13a posição em indicadores sociais. A prefeitura é cliente IPM, usuária de sistemas baseados na computação em nuvem nas áreas que abrangem gestão e saúde.

Com cerca de 9 mil alunos e 850 educadores, a rede municipal de ensino de Arapongas apresenta diferenciais que valorizam o relacionamento entre a comunidade escolar e a participação social no processo educativo. A secretária da Educação, Elizabete Humai de Toledo, relaciona uma série de iniciativas para chegar ao resultado positivo, como a eleição de diretores em vez da indicação política; a prioridade ao desenvolvimento de projetos multidisciplinares com temas como empreendedorismo, meio ambiente, entre outros; e a atuação de um grupo de trabalho para apoio psicopedagógico formado por pedagogos, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e outros profissionais que contribuem com o desenvolvimento e as dificuldades dos educandos.

“Desenvolver excelentes estruturas é essencial para a Educação, mas nada surte o efeito desejado se os alunos não são motivados. Esse é o grande trabalho que temos de continuar desenvolvendo. Procuramos ressaltar que uma criança que não aprendeu, é apenas uma criança que ainda irá aprender”, reflete a secretária, que atua há 31 anos na rede municipal como educadora.

Projetos multidisciplinares abordam temas emergentes

Em manifestação logo após a divulgação do ranking, no mês de outubro, o prefeito de Arapongas, Padre Beffa, reconheceu em primeiro lugar a atuação dos profissionais da rede. “É graças à dedicação de vocês que Arapongas alcançou alcançou o 17º lugar no Ranking Nacional da Educação. Nas mãos dos professores e de todos que trabalham na educação está o futuro da nossa cidade” declarou.

Entre as ações desenvolvidas pela área de Educação na cidade estão o Programa Família e Escola no Desafio Educacional e os projetos multidisciplinares envolvendo todos os alunos das unidades educacionais em torno de temas emergentes.

Voltar Voltar para notícias

Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página