12 motivos para usar tecnologia IPM na gestão da Segurança e Medicina do Trabalho
IPM - Blog
Recursos Humanos Recursos Humanos

Fazer uma gestão eficiente da área de Medicina e Segurança do Trabalho é fundamental para qualquer negócio prosperar – inclusive o setor público. Afinal, sem um time saudável não há inovação, produtividade nem eficiência. Felizmente, soluções tecnológicas cloud computing estão aí para facilitar essa gestão e reduzir (ou eliminar) os afastamentos, como veremos a seguir.

E são mesmo necessárias, pois foram registrados 571,8 mil acidentes relacionados ao trabalho no Brasil em 2021, incluindo 2.487 mil óbitos e 31.167 mil casos de doenças ocupacionais, conforme divulgação no site das Nações Unidas Brasil (brasil.un.org). Em nível mundial, ocorreram quase 2 milhões de mortes por ano devido a lesões e doenças relacionadas ao trabalho, conforme estudo conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), publicado em 2021.

O tema é tão importante que, no Brasil, tem até o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho: 27 de julho. A data foi criada em 1972, com a publicação das portarias Nº 3236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e Nº 3237, que tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho nas empresas.

Tecnologia qualifica e facilita a gestão no setor público

Para promover um ambiente seguro, seja no setor público ou privado, é necessário implementar ações sistemáticas para redução do número de acidentes e de doenças ocupacionais. Por isso, a gestão da Segurança e Medicina do Trabalho deve primar por ambientes e processos saudáveis, identificando e prevenindo situações de riscos, e tomando decisões rápidas e com base em dados reais. 

Para garantir isso na gestão pública, que trabalha com um número imenso de dados, torna-se fundamental usar uma solução tecnológica que propicie controle e gestão ágil, eficiente, econômica e transparente de laudo da condição ambiental do trabalho, afastamentos causados por acidente ou doença, gerenciamento de riscos ocupacionais, programa de saúde ocupacional, gestão de equipamentos de proteção individual e coletivo, por exemplo.

A tecnologia cloud computing para gestão pública Atende.Net IPM faz tudo isso e muito mais, incluindo o gerenciamento da ordem de serviço para saúde e segurança no trabalho, mapas de riscos, inspeção e controle de extintores, prontuário de saúde,  dentre outros dados, além de gerar todos os eventos necessários para envio ao eSocial. E tudo com acesso a qualquer informação de forma rápida e simplificada, 24h todos os dias, via computador, tablet ou celular com Internet.

>> IPM Saúde é eleita a melhor solução do Brasil para Smart Cities

IPM oferece solução completa para gestão de Segurança e Medicina do Trabalho no setor público municipal, totalmente adequada ao novo eSocial. Imagem: Reprodução/IPM

IPM oferece solução completa para gestão de Medicina e Segurança do Trabalho no setor público municipal, totalmente adequada ao novo eSocial. Imagem: Reprodução/IPM.

Confira, abaixo, 12 motivos para usar a tecnologia de gestão pública IPM no seu Município:

  1. Completa adequação para geração ao eSocial dos eventos de SST (Saúde e Segurança do Trabalho).
  2. Registro e comunicação dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais (CAT), com todas as informações necessárias para o envio ao eSocial, bem como a realização da investigação do acidente com informações detalhadas para apuração da causa e realização de ações corretivas, caracterizando e homologando o acidente de trabalho.
  3. Gestão de afastamentos, registro de atestados médicos com recurso para abono automático no módulo de Ponto Eletrônico, perícia dos atestados com deferimento total ou parcial dos dias de acordo com a avaliação do médico do trabalho, vinculação ao módulo da Folha de Pagamento para registro do afastamento, indicadores de índices de absenteísmo com o cálculo do custo totalmente configurável.
  4. Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), elaboração do laudo para avaliação da concessão da aposentadoria especial aos funcionários com exposição a agentes nocivos e emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), com todas as informações necessárias para o envio ao eSocial, permite ainda a definição de pagamento de adicionais.
  5. Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), registro de todos os perigos presentes no ambiente de trabalho com avaliação e controle dos riscos para a elaboração do plano de ação de acordo com a especificação de cada nível de risco com o acompanhamento da eficácia das ações implementadas, consulta e emissão do inventário de riscos com todas as informações consolidadas, materializando no programa de gerenciamento de riscos (PGR).
  6. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), registro de todos os exames ocupacionais para a preservação da saúde dos funcionários de acordo com a exposição indicada no inventário de riscos, controle dos exames periódicos, integração com o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) buscando automaticamente os riscos, e exames ocupacionais com registro de anamnese médica e todas as informações necessárias para o envio ao eSocial.
  7. Prontuário Médico e Psicossocial, gestão de pré-atendimentos, atendimento médico, atendimento de assistência social e psicológica, com informações criptografadas permitindo o acesso somente ao profissional de saúde habilitado, solicitação médica com encaminhamento a outros profissionais de saúde, requisição de exames médicos, registro de restrição médica, elaboração personalizada de questionários médicos e seu preenchimento eletronicamente.
  8. Gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), realização do processo eleitoral para formação de nova comissão CIPA totalmente eletrônica, transparente e confiável, registros reuniões, planos de trabalho e da semana interna de prevenção de acidentes (SIPAT) com todas as programações de atividades do evento.
  9. Gestão da Brigada de Incêndio, registro das equipes de pessoas, reuniões, plano de ação e de emergência, definição dos treinamentos e exames necessários para brigadista, dimensionamento e grau do risco de incêndio por estabelecimento.
  10. Análise Ergonômica do Trabalho, realização da avaliação do posto de trabalho do funcionário, com descrição física do ambiente, máquinas, equipamentos e mobiliário, informações das condições ambientais e organização do trabalho com metodologias de caráter científico para avaliação do grau de risco ergonômico com a conclusão e recomendação para adequação quando necessário.
  11. Manutenção de histórico para cada funcionário, criando um banco de dados confiável e que pode ser consultado para a tomada de decisões estratégicas.
  12. Segurança da informação, que são armazenadas 100% em nuvem e seguindo as determinações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – número 13.709/2018).

O que configura um acidente de trabalho? 

O acidente de trabalho ocorre durante a execução do serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade laborativa e, em último caso, a morte. Além disso, doenças ocupacionais, como LER/Dort, transtornos mentais, perda auditiva induzida por ruído (PAIR), entre outras, também podem ser enquadradas nessa categoria, podendo ser decorrentes de fatores naturais ou por falta de medidas de proteção.

>> Vídeo: vantagens de um sistema de gestão pública com cadastro único

Leia também:

>> Vigilância em Saúde: como a tecnologia melhora a gestão municipal

>> Memorando digital simplifica a comunicação pública 

>> Gestão de Obras e Posturas: 7 benefícios do uso da tecnologia 

>> Gestão de cemitérios: tecnologia facilita o trabalho das Prefeituras

>> Gestão municipal da água: 6 vantagens do uso da tecnologia 

>> Gestão ambiental municipal: 4 benefícios do uso da tecnologia IPM

 

Quero falar com um consultor IPM e ter uma demonstração

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página