Concórdia oferece serviço on-line de consulta prévia para construção - IPM

Concórdia oferece serviço on-line de consulta prévia para construção

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23 jul 2018

Ferramenta está disponível no Portal do Cidadão e, para usá-la, o cidadão só precisa solicitar login de acesso

Moradores de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, não precisam mais ir à prefeitura para protocolar a consulta prévia de viabilidade de construção. A administração municipal disponibilizou um serviço on-line, tornando o processo mais ágil tanto para os cidadãos quanto para a prefeitura. A ferramenta está disponível no menu autoatendimento do Portal do Cidadão e, para usá-la, o cidadão só precisa solicitar login de acesso, caso ainda não tenha. A resposta à consulta prévia é disponibilizada ao cidadão no mesmo sistema após o pagamento da taxa do serviço. 

Antes da implantação da viabilidade on-line, os cidadãos tinham que ir à prefeitura, solicitar a taxa de análise, efetuar o pagamento no banco e retornar à administração municipal para entregar o comprovante de pagamento. Só então era feita a abertura do protocolo de análise. Agora, o contribuinte faz tudo na ferramenta on-line disponível no site Portal do Cidadão: protocola seu processo e gera a guia. Após o pagamento, automaticamente o sistema efetua a geração do documento de viabilidade e envia para o e-mail do requerente. 

O serviço é iniciado e encerrado sem nenhuma interferência do município e resultou em uma redução significativa dos processos físicos na Prefeitura de Concórdia”, explica o engenheiro Marcelo Kiefer, Consultor Técnico IPM. Se na consulta o imóvel tiver alguma restrição que impede a geração da viabilidade, esse processo é tramitado para o setor responsável por analisar e dar seu parecer. Na abertura, o solicitante anexa um croqui de localização do imóvel e documentos importantes que facilitam a análise interna. 

A ferramenta de consulta prévia é mais um módulo do Atende.Net, solução completa de gestão para prefeituras, desenvolvida pela IPM Sistemas, de Rio do Sul, em Santa Catarina. O aplicativo permite à administração municipal oferecer ao cidadão uma série de serviços on-line em seu portal na internet. Entre eles, emissão de guias de IPTU e de certidão negativa de débitos, agendamento de consultas médicas e odontológicas, consulta de medicamentos e vacinas disponíveis na rede municipal e registro de entupimento de bueiros e de buracos em vias por meio de GPS. 

A Prefeitura de Concórdia vem investindo em sistemas para desburocratizar o atendimento ao cidadão. O objetivo é melhorar a qualidade e reduzir custos. “Com serviços disponíveis de forma digital, é possível reduzir o número de profissionais no atendimento presencial. O resultado é a economia de recursos públicos e a valorização dos servidores, deslocados para executar tarefas que não podem ser realizadas por máquinas”, afirma a secretária de Administração de Concórdia, Neiva Piola. 

O executivo Aldo Luiz Mees, presidente da IPM, afirma que esse é o novo jeito de fazer gestão pública. “É uma forma que interessa diretamente aos cidadãos e é fundamental para a transformação das instituições, desde a melhoria na distribuição de recursos e até da vida em sociedade. Dessa forma os entraves para o crescimento econômico e desenvolvimento social deixarão de ser, literalmente, parte integrante do sistema”, afirma Mees.

 Sobre a IPM Sistemas

A IPM Sistemas atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares em nuvem destinados à gestão pública, com foco em redução de custos, aumento de receita, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis e Centro Tecnológico em Rio do Sul (SC), conta com aproximadamente 300 profissionais que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.

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