Clientes IPM se destacam na prestação de contas junto ao TCE/PR - IPM

Clientes IPM se destacam na prestação de contas junto ao TCE/PR

Cases
26 jan 2017

Mamborê, Mercedes, Guaíra e Tibagi enviaram as informações contábeis antes do prazo estabelecido.

O início de ano reserva muitos desafios aos gestores públicos. Definir novas metas, cortar gastos e estabelecer uma relação de transparência junto aos cidadãos são alguns deles. Para que isso seja possível, um importante passo consiste na prestação de contas do município.

Clientes IPM do Estado do Paraná não só entregaram suas contas, como também agilizaram o processo, que tinha como prazo o dia 31 de março. Entre os seis primeiros municípios que enviaram suas informações contábeis ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) estão Mamborê e Mercedes – este último foi, inclusive, o primeiro do estado a realizar o envio. Guaíra, localizada no Oeste do estado, também já prestou contas, assim como Tibagi, que além do encerramento de 2016 já sinalizou a abertura do exercício de 2017.

A análise dos dados enviados é feita por meio do Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal, conhecido como SIM-AM. Com a entrega das informações é possível que o Tribunal faça a auditoria dos recursos municipais e sua utilização. Já as prefeituras e câmaras conseguem estabelecer melhor controle sobre as contas.

Com o auxílio do Atende.Net – sistema desenvolvido pela IPM –, é possível integrar as informações e melhorar o processo de cruzamento e envio dos dados. A prestação de contas dos municípios é composta por duas etapas: a documental (digitalizada e enviada por meio do portal e-Contas) e a eletrônica, encaminhada pelos sistemas informatizados.

Conforme a coordenadora da Central de Atendimento da IPM, Lislaine Oliveira, o sistema Atende.Net auxilia em rotinas como alimentação da base de dados contábeis, exportação das informações e geração de relatórios. “Nosso sistema tem as ferramentas que possibilitam ao próprio servidor conferir as informações enviadas”. Com isso, as possíveis inconsistências dos dados podem ser identificadas e corrigidas – o que oferece maior respaldo no envio das informações.

Além de mais transparência no acesso às informações, o Atende.Net oferece mais mobilidade, segurança dos dados e a significativa redução de custos. Além do setor contábil, o sistema contempla diferentes áreas da administração pública, como Recursos Humanos, Suprimentos, Arrecadação e Procuradoria.

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