Clientes IPM recebem prêmio por transparência na internet do TCE-RS pelo segundo ano consecutivo - IPM

Clientes IPM recebem prêmio por transparência na internet do TCE-RS pelo segundo ano consecutivo

Cases
08 out 2015

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) reconheceu na última semana com o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet três prefeituras usuárias de sistemas da IPM, empresa especializada em sistemas de gestão pública e pioneira na implantação da computação em nuvem para prefeituras no Brasil. Os municípios de Gravataí, Santa Rosa e Candelária receberão o selo digital e a certificação no dia 20 de outubro, em Porto Alegre. As três prefeituras conquistam a premiação pela segunda vez, na categoria Poder Executivo. Esta é a segunda edição do prêmio do tribunal.

A prefeitura de Gravataí utiliza desde 2013 o software de gestão pública  Atende.Net, desenvolvido pela empresa IPM, que integra informações de todos os setores do município e contempla o Portal da Transparência. O secretário Municipal de Fazenda, Davi Severgnini, comenta que o prêmio resulta de preparação e adequação da gestão pública aos níveis de exigência do TCE, que aumentaram em relação à primeira edição, no ano passado. Ao atribuir o reconhecimento à dedicação dos servidores municipais de Gravataí,  Severgnini também cita a importância da tecnologia IPM para alcançar os resultados.

“Trabalhamos com a certeza de contar com uma ferramenta funcional, em acordo com a legislação vigente e com a informação entregue no tempo certo. O software nos dá confiança em relação à gestão dos dados, à agilidade na operação e à transparência”, avalia o secretário.

A listagem de municípios referenciados pelo Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet foi divulgada na terça-feira, (06.10). Os sites foram avaliados de 1º julho e 14 agosto de 2015, com base na metodologia do TCE-RS que permite aferir se os Poderes disponibilizam informações relacionadas às suas atividades, conforme previsto nas leis de Acesso à Informação (LAI), de Responsabilidade Fiscal e Complementar nº 101/2000.

Mais rigor na avaliação

Uma das organizadoras da premiação e auditora do TCE-RS, Elisa Rohenkohl, explica que foram incorporados critérios nesta edição. “A nova regulamentação do prêmio previu novos quesitos e passou a estabelecer parâmetros de avaliação ainda mais rigorosos para os que já existiam no ano passado. Além disso, questões como a atualização das informações receberam uma maior valoração”, declarou.

A divulgação de diárias, de prestações de contas e dos relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal são exemplos dos novos quesitos. Entre os itens que receberam avaliação mais criteriosa, estão os relativos a registro de repasses ou transferências, dados específicos sobre o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras e transparência ativa das informações sobre licitações e contratos.

“A transparência na gestão pública é uma bandeira do atual governo. Portanto, essa distinção, vinda de um órgão de fiscalização e auditoria com critérios equânimes, claros e rigorosos tem grande valorpara Gravataí. É a prova de que a cultura da transparência é uma realidade e que estamos em constante aprimoramento”.
Davi Severgnini
Secretário Municipal de Fazenda de Gravataí

“Despontamos desde o ano passado recebendo este prêmio, que novamente é concedido a nossa cidade. Isso é motivo de orgulho para nós, já que em nosso site a população pode acessar as informações sobre a Prefeitura Municipal, demonstrando a lisura de nosso governo”.
Paulo Butzge
Prefeito de Candelária 

“Mais uma vez o Executivo de Santa Rosa mostrou que está engajado em cumprir a Lei de Acesso a Informação, cumprindo o dever de tornar públicas as ações desenvolvidas.”
Lina Michalski
Secretária de Administração e Governo de Santa Rosa

*Com informações do TCE-RS e prefeituras

 

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página