Clientes da IPM são campeões no Ranking Nacional da Transparência - IPM

Clientes da IPM são campeões no Ranking Nacional da Transparência

Administração Geral
10 jun 2016

Nove municípios do Sul conquistam nota máxima em índice do Ministério Público Federal. 

Nos três estados do Sul, nove clientes da IPM Sistemas conquistaram nota máxima no Ranking Nacional da Transparência, coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF). O levantamento considerou a análise do Portal da Transparência de estados e cidades brasileiras. A nota máxima foi alcançada por Pinhais e Mercedes, no Paraná, além de Gravataí, Candelária e Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, os municípios de Palhoça, Rio dos Cedros, Timbó e Apiúna receberam nota 10. Desenvolvido na plataforma em nuvem Atende.Net, o Portal da Transparência desses municípios aproxima a administração pública do cidadão, facilitando a navegação e o acesso à informação.

Com aproximadamente 130 mil habitantes, a cidade paranaense de Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, comemora o alto nível de transparência na gestão pública atestado pelo MPF. “Essa nota 10 é um reconhecimento do excelente trabalho da equipe de servidores da Prefeitura, considerando que as informações que o Ministério Público Federal entende que devem constar no Portal de Transparência envolve todas as secretarias. Também precisamos ressaltar que esse mérito deve ser compartilhado com a IPM, que é a empresa que nos dá o suporte na área de informática e que propicia essa disponibilização pública de informações”, destaca Francisco Xavier de Oliveira, secretário de finanças de Pinhais.

Concebido a partir da tecnologia web da IPM, o Portal da Transparência possibilita ao cidadão acompanhar a arrecadação das receitas e a aplicação dos recursos públicos, além de consultar outros dados de interesse da sociedade. “Com toda certeza, os sistemas da IPM foram absolutamente essenciais e indispensáveis para esse reconhecimento, dado o imenso volume e variedade de informações que precisam ser disponibilizadas”, reforça Francisco Oliveira.

Ranking Nacional da Transparência
Conduzido pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF, a avaliação se baseou em questionário sobre as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram analisados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O estudo afere o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de 0 a 10, incentivando a publicidade e o controle social das receitas e despesas, a fim de prevenir a prática de corrupção.

Na primeira análise dos portais, em 2015, apenas sete municípios e um estado conquistaram nota 10. Já nesta segunda, o número de cidades com nota máxima subiu para 120, enquanto o de estados agora é três. O Índice Nacional de Transparência – média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros – aumentou cerca de 30% entre a primeira e a segunda avaliação, indo de 3,92 para 5,15. A listagem completa com a nota de todos os municípios está disponível no site www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br.

 

Confira a matéria publicada no portal Noticenter.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página