Município de Cascavel inicia utilização de sistema em nuvem da IPM - IPM

Município de Cascavel inicia utilização de sistema em nuvem da IPM

Administração Geral
24 mar 2016

Atende.Net substitui softwares em desktop e moderniza processos.

O município de Cascavel, na região Oeste do Paraná, o quinto mais populoso do Estado, com mais de 400 mil habitantes, iniciou a utilização da plataforma de gestão cloud computing Atende.Net, desenvolvida pela IPM Sistemas. Com a conclusão do processo de implantação do serviço na Prefeitura Municipal, os servidores públicos inciaram a utilização da nova ferramenta de gestão em definitivo e a população tem acesso aos serviços disponíveis por meio do autoatendimento. O novo sistema em nuvem representa um novo momento para a gestão pública no município, que anteriormente utilizava softwares em desktop demandando investimentos em infraestrutura de informática.

Cerca de 500 servidores públicos municipais participaram de treinamentos promovidos pela IPM Sistemas, entre os dias 29 de fevereiro e 18 de março. Há mais de um mês, o sistema on-line da Ouvidoria Municipal opera na plataforma Atende.Net, com mais de 1.500 processos registrados com a utilização da nova ferramenta. Profissionais da IPM atuaram na Prefeitura de Cascavel durante o processo de migração para o novo sistema, com a homologação de dados e configuração da ferramenta, além realizar testes e fornecer suporte aos servidores públicos. O contrato entre o município e a IPM para o provimento de sistema cloud computing foi assinado no início de janeiro.

Segundo o coordenador de Implantação da IPM no Paraná, Adão Ferreira, por ser acessível pela internet, sem a necessidade de softwares específicos, os servidores e gestores da prefeitura poderão utilizar o novo sistema a partir de tablets e smartphones, em qualquer hora e local. Além disso, a prefeitura vai economizar, reduzindo gastos em infraestrutura de informática. “O Atende.Net representa um grande avanço tecnológico, com a base de dados completamente unificada e armazenada em datacenter com total segurança. A gestão municipal sai da era do cabeamento e dispêndio de recursos com hardwares e softwares. Além de contar com maior agilidade e segurança, o município poderá expandir a base de serviços disponibilizados à população. Com a ampliação do autoatendimento no Portal do Cidadão do município, a população poderá utilizar os serviços sem sair de suas casas, o que antes só era possível indo pessoalmente até a prefeitura”, ressalta o coordenador de Implantação da IPM.

Além da redução de custos, o diretor do Departamento de Informática da Prefeitura de Cascavel, André Leandro Sartori, destaca outros benefícios da plataforma cloud computing. “O novo sistema em nuvem é moderno, proporciona maior disponibilidade para o funcionalismo, gestores e permite a ampliação da gama de serviços no ambiente web. Por ser intuitivo e dinâmico, facilita o acesso do contribuinte, evitando deslocamentos e filas.”

Atende.Net moderniza processos

Em Cascavel, o programa será utilizado em várias áreas da prefeitura, tais como gestão orçamentária, contabilidade, finanças, compras, licitações, contratos, frota de veículos, patrimônio, almoxarifado, protocolo, processo digital e serviços ao cidadão. O sistema unifica a base de dados de todas os setores, a partir do cadastro único de informações, o que facilita a gestão pelo administrador público. Além do Atende.Net, também será implantado no município o IPM Saúde, voltado especificamente para a gestão dessa área, que também funciona em nuvem.

Mais de 100 prefeituras, câmaras de vereadores, autarquias e fundações municipais já migraram seus sistemas para a ferramenta Atende.Net, desenvolvida pela IPM Sistemas, empresa pioneira na plataforma cloud computing para a gestão pública municipal no Brasil. Outros municípios e entidades paranaenses já utilizam a tecnologia em nuvem da IPM na gestão pública, que resulta em menor custo e maior disponibilidade funcional, como Colombo, Paranaguá, Pinhais, Castro, Campo Mourão, dentre outros.

 

Confira a matéria publicada no portal Baguete.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página