Vigilância municipal: como a tecnologia pode auxiliar nas rotinas - IPM
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vigi2Desenvolver soluções destinadas à gestão pública não é tarefa fácil. Isso porque as ferramentas devem ser pensadas para cada setor, levando em consideração suas principais necessidades. Uma área com pouco apelo tecnológico – porém, com grande importância – consiste na vigilância. As vertentes de atuação da vigilância municipal vão desde a sanitária à epidemiológica. E todas elas são vitais para a administração. Mas você sabe quando e onde a tecnologia pode auxiliar nas rotinas relacionadas à vigilância?

 

Ambiental 

Esta vertente é responsável por ações ambientais que interferem diretamente na saúde humana, além de identificar medidas que podem (ou devem) ser tomadas para prevenir e controlar riscos. No âmbito público, vistorias em empresa, liberação de licenças e atendimento a denúncias são algumas das rotinas onde a tecnologia pode contribuir.

 

Sanitária  

A vigilância sanitária é responsável por proteger a saúde da população e promover ações que diminuem significativamente os riscos à saúde – assim como a vigilância ambiental. No entanto, sua atuação acontece em situações relacionadas aos problemas sanitários – principalmente no que diz respeito aos impactos que a prestação de serviços, produção e circulação de bens de consumo, podem trazer à população. Vistoriar empresas, liberar licenças e atender às denúncias são algumas das rotinas dessa vertente que podem ser otimizadas, graças à tecnologia.

 

Epidemiológica

Na área epidemiológica, as medidas são relacionadas a detecção/prevenção/controle de doenças, além da adoção de medidas que impeçam seu agravamento e possíveis surtos. É justamente no controle e na identificação dos agravos que a tecnologia pode auxiliar.

 

Inovar e investir em mobilidade

Alguns procedimentos realizados pela vigilância de um município são essenciais para permitir o funcionamento de muitos estabelecimentos. Vistorias, atendimento às denúncias e liberação de alvarás são algumas das rotinas mais comuns enfrentadas pelos servidores que atuam no setor. Automatizá-las resulta em agilidade nos processos – tanto para quem executa, quanto para quem espera pelo serviço. Os (vários) formulários, que necessitam ser preenchidos e protocolados, podem ser informatizados. Os agentes da vigilância podem centralizar as informações coletadas em suas vistorias e acessá-las sempre que necessário. A fiscalização pode ser potencializada, já que a tecnologia pode permitir processos de autenticação – o que reduz significativamente as fraudes.

Modernizar a gestão pública está se tornando uma das principais propostas dos atuais administradores. Quebrar o paradigma de que toda repartição abriga intermináveis pilhas de papéis, oferece serviços ineficientes e conta com servidores sobrecarregados, não é tarefa fácil. Mas perceber como e onde a modernidade pode ser inserida, e de que forma a tecnologia pode contribuir para eliminar ou minimizar os antigos problemas, já é um primeiro passo.

E você, sabia que a área de vigilância de seu município pode ser auxiliada pela tecnologia? E que existem, inclusive, sistema desenvolvido especialmente para ela? Trata-se do IPM Vigilância. Clientes IPM – a exemplo de Pomerode – tiveram as rotinas do setor modernizadas. As pastas e papéis deram lugar aos tablets, e a produtividade foi um dos principais ganhos por parte da gestão. Com isso, o procedimento para a liberação de alvarás, por exemplo, se tornou mais rápido. Benefícios que refletem na vida do cidadão e servidores, e resultam em economia aos cofres públicos.

Com informações de: Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Paraná e Lei nº 8080/90

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