Governança Municipal: Campo Belo é 1º lugar em MG e 4º no ranking nacional
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As boas práticas de gestão pública em Campo Belo (MG), aliadas ao uso da tecnologia IPM Sistemas, colocam a cidade em posição de destaque em Governança Municipal no país. O município da região sul mineira ficou em 1° lugar no Índice de Governança Municipal (IGM) em Minas Gerais no ano passado. Em 2021, além de manter o 1° lugar no Estado, ainda subiu de 9º para 4º colocado no ranking nacional em seu grupo.

Os dados são do levantamento feito pelo Conselho Federal de Administração (CFA) para o grupo formado por municípios de 50.001 a 100 mil habitantes e PIB Per Capita de até R$ 21.650. Lançado em 2016, o índice do CFA tem o objetivo de auxiliar gestores públicos a entender, com dados consolidados, quais são as oportunidades possíveis de melhorias em seus municípios.

Em outras palavras: a entidade analisa as áreas de finanças, gestão e desempenho nas áreas de saúde, educação, saneamento, meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, recursos humanos e planejamento, entre outras. Um dos motivos do sucesso do município é o investimento em tecnologia de última geração.

Campo Belo, que tem cerca de 54 mil habitantes e um bom Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,711, utiliza sistemas de gestão baseados na computação em nuvem. Henrique Cesar Machado, assessor de planejamento fiscal e tributário da Secretaria da Fazenda, salienta que o software utilizado integra os diversos órgãos da administração, o que facilita as buscas e análise de informações. 

“É um sistema muito bom, seguro, que permite o acompanhamento e o gerenciamento de processos, de forma integrada, com muitos recursos de pesquisa e relatórios. Então agrega bastante valor aos nossos processos municipais”, salienta Henrique. 

Sistema IPM executa todas as rotinas sem uso de papel e atende regras do novo Siafic

A solução inovadora para gestão pública municipal desenvolvida pela IPM Sistemas atende Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias, Institutos e Câmaras de Vereadores. O software Atende.Net, por ser constituído de uma base única de dados e nativa WEB, sem emuladores, acessada por todos os departamentos, permite a visão completa da gestão em tempo real. 

Além disso, atende às determinações do Decreto nº 10.540/2020, que regula o novo Siafic , que exigirá, a partir de 2023, um único Siafic para todo o ente, sendo gerenciado pelo Poder Executivo, com base de dados compartilhada e atualização e disponibilização dos dados em tempo real à população. “O sistema que desenvolvemos pode ser usado por todos os entes municipais, com o portal de transparência sendo carregado de forma automática em tempo real”, salienta Sedi Zanella, gerente de Relações Institucionais da IPM. 

São muitos os benefícios que o uso da tecnologia IPM gera à gestão pública.

“As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam de papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal, e o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, tudo pela Internet, tudo em um único sistema”, explica Sedi Zanella, gerente de Relações Institucionais da IPM. 

E outro grande diferencial é que o próprio sistema utilizado no trâmite de processos também realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas. Assim, o uso do Atende.Net também proporciona grande economia de tempo, papel, correios, impressoras, tinta e arquivo morto. 

Por outro lado, o cidadão ganha qualidade de atendimento, com suas demandas atendidas de forma muito mais rápida, sem filas ou deslocamento. Além disso, vê seu município ser gerenciado de maneira inteligente, econômica e transparente. 

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