Como a tecnologia cloud computing contribui para uma boa gestão pública - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

Utilizar softwares de gestão empresarial (ERPs) com dados hospedados na nuvem da internet não é mais privilégio de empresas privadas. Prefeituras e outros órgãos também têm investido em sistemas cloud computing para modernizar a gestão pública e aproximá-la do cidadão, além de economizar recursos. Na região Sul, a tecnologia já é realidade em diversas prefeituras, como Gravataí, Cruz Alta, Igrejinha, Barra Velha, Pomerode, Aurora, Indaial, Concórdia, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Pinhais, Castro, Marechal Cândido Rondom, entre outras.

O modelo de gestão em cloud computing é de menor custo e pode ser implantado de forma mais rápida nas prefeituras, que são normalmente carentes de um ambiente de informática bem estruturado, pois dispensa investimentos em servidores de banco de dados, servidores de aplicativos, cabeamento e outros ativos de informática, como também gastos com manutenção dos equipamentos. Todos os dados são armazenados na internet, em servidores seguros em nuvem. Estudo da consultoria Deloitte aponta que hardwares em nuvem pública têm um custo até 50% inferior frente aos tradicionais.

Na tecnologia cloud computing, as informações e programas são mantidos em único ambiente, o que facilita a gestão, a transparência e o atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. O acesso à informação se torna mais rápido, além de permitir a integração de todos os setores. Com isso, áreas como planejamento, compras e licitações, contabilidade pública, recursos humanos, patrimônio, almoxarifado, ouvidoria, arrecadação, além de Nota Fiscal Eletrônica, fiscalização fazendária, frota de veículos, IPTU e escrita fiscal trabalham integradas, com dados compartilhados.


Acesso por celulares e tablets

A cloud computing possibilita ainda o acesso ao software de gestão em smartphones, tablets e outros dispositivos móveis com acesso à internet. Isso possibilita que, pela rede, o contribuinte tenha acesso a dezenas de serviços sem a necessidade de se deslocar à prefeitura.


Incentivo à gestão mais transparente

Nas prefeituras, outro aspecto positivo da computação em nuvem é a facilidade em implantar Portais da Transparência, exigidos por lei.


Confira outras vantagens dos sistemas em
cloud computing para o setor público:

Menor custo: com os dados hospedados na internet, não é necessária a aquisição e manutenção de infraestrutura e servidores físicos (CPDs). Estudo realizado pela Microsoft e a Edge Strategies com quase quatro mil pequenas empresas revelou que a computação em nuvem é até 40 vezes mais econômica nestas organizações. Se colocar tudo no papel, muitas vezes a solução de TI seria inviável se não estivesse na nuvem.

Mobilidade: na nuvem, o programa pode ser acessado em smartphones, tablets e outros

dispositivos móveis com acesso à internet, a qualquer hora e lugar. A mesma pesquisa mostrou que empresas que utilizam a mobilidade registraram aumento de 40% na receita frente às que não utilizavam.

Segurança: a segurança sempre foi um dos mitos da clloud computing. A verdade é que sistemas com base nesta tecnologia possuem medidas de segurança contra roubo de

informações e vírus superiores às ferramentas adotadas em servidores físicos, além de boas práticas de administração, que inclui firewall, robô de backup e outros.

Performance: programas web processam em menos tempo que os desktop. As informações em nuvem possibilitam uma maior rapidez de resposta às operações.

Usabilidade: na maioria das vezes, os sistemas em cloud computing são mais intuitivos e de fácil operação, justamente por estarem em interface web.

Alta disponibilidade: os avanços tecnológicos na nuvem têm disponibilizado sistemas que dificilmente vão deixar na mão os gestores públicos, ou seja, pararem de funcionar por algum momento, por problemas na web. Na IPM, por exemplo, a utilização do padrão TIER 2 reflete numa disponibilidade de 99,67% do sistema no ar.

Revisado por Cleber Nardelli, da IPM

 

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página