Software para procuradoria municipal: integração de sistemas entre Prefeitura e Fórum

22/11/2016 por IPM

softwareparaprocuradoriamunicipalA complexidade da administração pública é um fator determinante para a morosidade dos processos de gestão – realidade que está sendo contestada com o auxílio de novas soluções tecnológicas, que impulsionam uma interação maior entre o poder público e os cidadãos. A adoção de um software para procuradoria municipal é um exemplo de inovação na gestão pública, pois reúne vantagens essenciais que tornam o setor mais produtivo, integrado e ágil.

Conforme já abordado no Blog do Gestor Público Municipal, a utilização de um sistema de gestão pública eficiente contribui para a melhoria na performance administrativa, organização e definição de fluxos de trabalho, assim como para o aumento de arrecadação, transparência das informações e integração dos diferentes departamentos, setores ou núcleos gerenciais de uma prefeitura.

A implementação de um software para procuradoria municipal é uma tendência a ser incorporada na gestão pública para que seja possível minimizar os problemas enfrentados por uma procuradoria municipal, entre eles: o acúmulo de processos físicos, a inviabilidade de peticionamento de documentos físicos aos tribunais de justiça e a ineficiência no cumprimento de prazos, conforme exemplificado aqui.

 

Confira os resultados obtidos pela Prefeitura de Indaial 


A Prefeitura de Indaial, município localizado no Vale do Itajaí, obteve resultados significativos ao implementar a solução da IPM Atende.Net. O sistema de gestão em cloud computing dispõe de um módulo desenvolvido especificamente às procuradorias municipais para que o setor possa estar integrado a outros departamentos da Prefeitura e órgãos públicos.

A partir da utilização do módulo Procuradorias, a secretaria de Administração e Finanças do município de Indaial sistematizou a rotina de cobrança da Dívida Ativa para o aumento da arrecadação fiscal. A digitalização dos procedimentos facilitou a emissão de Certidão da Dívida Ativa (CDAs), o que possibilitou o cumprimento do débito por parte do contribuinte de forma ágil, evitando despesas processuais ao município.

Assim, os técnicos do município passaram a alertar os devedores sobre o débito em questão, comunicando sobre andamento de protesto em cartório ou uma possível execução fiscal em caso de não cumprimento do débito informado. Dessa forma, a Prefeitura conseguiu um crescimento de 30% na receita mensal correspondente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o que representa um aumento de cerca de R$ 200 mil na arrecadação com IPTU. Além disso, o sistema também ajudou a Prefeitura a identificar, R$ 423 mil em ISS que podem não ter sido recolhidos.

 

Software para procuradoria municipal auxilia integração entre sistemas


Por meio desta solução, é possível criar um cadastro único de cada munícipe para consulta das informações e captação de dados necessários para realização dos serviços de procuradoria de forma otimizada, reduzindo dificuldades na realização de importações, preenchimento das informações ou cruzamento de dados.

Por estar integrado ao sistema de Dívida Ativa, o módulo aplicado às procuradorias viabiliza o intercâmbio entre poder executivo e judiciário e contribui para uma gestão mais eficiente da dívida ativa ao evitar a exigência de importação ou recadastramento de informações para o andamento imediato dos processos por meio digital, reduzindo consideravelmente o tempo de elaboração e envio de petições ao tribunal – em especial, os processos de execuções fiscais.

Conforme apresentado, a integração de sistemas é considerada uma das principais vantagens para contratação de um software para procuradoria municipal, permitindo otimização de atividades consideradas burocráticas e um retorno eficaz e imediato no que se refere à arrecadação de tributos.

Confira em nosso blog outros cases de clientes beneficiados ao contratar soluções em cloud computing.

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