BI na gestão municipal: como aplicar utilizando software para prefeituras

25/11/2016 por IPM

software-para-prefeiturasA utilização de recursos tecnológicos tem contribuído para a modernização da administração pública e é considerado elemento essencial para melhorar a eficácia das atividades de gestão.


Assim como na iniciativa privada, o poder público tem utilizado novas tecnologias para a efetividade na performance gerencial, com objetivo de garantir um direcionamento acertado dos recursos públicos por meio da utilização de software para prefeituras.


Já abordamos no Blog do Gestor Público Municipal, que a aplicabilidade de soluções de Business Intelligence é possível com o auxílio de um software para prefeituras. A migração dos dados da instituição para um sistema de gestão pública em cloud computing, considerada uma ferramenta segura para processamento e armazenamento das informações gerenciais, possibilita integrar soluções de BI - fator primordial para tomada de decisões estratégicas de gestão de um município de forma ágil e assertiva.



BI pode ser aplicado na gestão municipal com o auxílio de software para prefeituras


A aplicação de BI na gestão municipal garante a simplificação na análise dos processos ao disponibilizar para o gestor informações relevantes de diversos setores por meio da ferramenta data visualization, que permite a visualização a partir de gráficos e imagens. A solução possibilita maior controle orçamentário, já que os processos e recursos são apresentados em um design de fácil compreensão. Isso facilita uma visualização macro da gestão e contribuiu para realização de projeções direcionadas à melhoria de pontos deficitários.


Contar com o auxílio de um software para prefeituras é essencial para que seja possível disponibilizar toda a base de dados do município e assim efetuar análises para definição de estratégias necessárias. Ao contratar um software para prefeituras, as informações do município são uniformizadas em um único banco de dados, o que facilita a realização do cruzamento dos dados de todos os departamentos ao adotar soluções de BI.


A contratação de um sistema de gestão pública em cloud computing colabora para a otimização dos processos de captação, extração, armazenamento, filtragem e disponibilidade dos dados. Ao considerar a adoção de um sistema de gestão, é preciso buscar uma empresa com experiência de mercado. A decisão assegura que o processo de migração e configuração do sistema seja feito com segurança, principalmente se a empresa oferecer uma infraestrutura dedicada e disponibilizar devido treinamento aos servidores para aproveitamento integral das funcionalidades disponíveis.


Assim, aplicar soluções de BI se torna ainda mais efetivo, pois a utilização de um software para prefeituras auxilia no acesso e cruzamento das mais variadas informações de todas as áreas da prefeitura de forma inteiramente on-line, o que assegura a produtividade da gestão ao possibilitar a automação das rotinas, otimização dos processos e diminuição de custos.


Dessa forma, o software para prefeituras contratado deverá fornecer meios para integrar soluções de BI na gestão municipal. Com as informações disponibilizadas de forma inteligível, o gestor público consegue realizar a análise dos processos e alinhar as decisões estratégicas em consonância com os anseios dos cidadãos.


Acesse o Blog do Gestor Público Municipal para conhecer mais benefícios que um software para prefeituras pode proporcionar.

Sobre o Autor

IPM

Comentários

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.