Timbó cumpre totalidade dos requisitos na transparência em contratações emergenciais do COVID-19 - IPM
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A cidade de Timbó está localizada a 167 km da capital de Santa Catarina, Florianópolis.

Com mais de 44 mil habitantes, Timbó está entre os 16 municípios do Estado que cumpriram a todos os critérios de regularidade na divulgação de informações relacionadas a Covid-19.

Os 295 municípios do Estado foram avaliados, mas apenas 16 cumprem a 100% dos requisitos solicitados.

De acordo com a Lei 13.979/20, entre outras exigências, todos os gastos de materiais e contratos referentes ao combate da doença, devem estar disponíveis no Portal da Transparência. 

Ao digitalizar os processos da prefeitura, o trabalho dos Servidores foi otimizado e organizar os gastos, através de um sistema de gestão em nuvem, ficou muito mais fácil.

Além de reduzir os riscos de danos e perda de documentos, a gestão economiza custos com papéis, materiais de expediente, impressões.

Toda essa facilidade contribui para que a prefeitura consiga enviar suas prestações de contas dentro do prazo, atendendo a todos os critérios.

Segundo a secretária de Fazenda e Administração da Prefeitura de Timbó, Maria Angélica Faggiani, Timbó tem se destacado por seguir à risca as solicitações das autoridades.

 

Digitalização para benefício dos cidadãos

 

Depois de implantar o sistema de gestão em nuvem da IPM Sistemas, o Atende.Net, a prefeitura de Timbó passou a contabilizar conquistas.

As conquistas vão além da facilidade para o trabalho dos profissionais e beneficiam os cidadãos.

Sem sair de casa, o cidadão pode realizar solicitações online, através do autoatendimento.

Isso pode ser feito a qualquer hora, pois o Portal do Atendimento está disponível 24 horas por dia.

Essa vantagem é muito bem aceita, pois de acordo com os números obtidos no sistema, foram mais de 168 mil acessos ao Portal do Cidadão, somente no ano de 2019.

Entre esses acessos, mais de 47 mil são para a emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e mais de 20 mil para emissão da Certidão Negativa de Débitos – CND.

Como consequência desse aumento de acessos para emitir guias de pagamento, a prefeitura teve um aumento de 13% na receita própria, em 2019 comparado a 2018.

Ou seja, os tributos como CND, ISS, IPTU e ITBI foram pagos, com um índice menor de inadimplentes.

 

Tecnologia para acelerar fluxos de processos

 

A Prefeitura de Timbó utiliza fluxos de trabalho, chamados de workflow, para acelerar a resolução dos processos.

Através dessa ferramenta, disponível no Atende.Net, é possível automatizar tarefas, monitorar etapas e distribuir atividades, de forma efetiva.

Essa automatização de tarefas, junto a padronização de fluxos dos processos contribui para transformar a imagem da gestão pública de burocrática, para eficiente e ágil.

De acordo com a Marciana Teresa Berri, da Coordenação e Gerenciamento dos Fluxos dos Processos Gerenciais da Prefeitura de Timbó, todos os processos se tornaram mais funcionais.

Segundo ela, os processos tramitados manualmente, através de documentos em papel, demorava bastante para ser solucionado.

Ao tramitar processos digitalmente, esse tempo é reduzido bruscamente.

“Com o processo on-line, o processo chega em tempo real para o analista. Com o workflow os processos são mapeados e os trâmites entre solicitante e prefeitura ficam mais ágeis e transparentes”, afirmou a Servidora.

Timbó também conta com outras vantagens por modernizar a gestão pública.

Com o Atende.Net, os processos podem ser acompanhados por todos os envolvidos, tanto o cidadão, que solicita, quanto o Servidor que atende as demandas.

Ainda em depoimento, a Marciana Teresa ressalta que os processos estão bem mais rápidos e o retorno ao contribuinte é feito de maneira instantânea. 

“O processo de alvará reduziu pela metade o tempo na análise dos processos. Os profissionais não precisam mais imprimir várias cópias dos projetos e após a assinatura digital os documentos já são liberados para acesso ao profissional”, declarou.

O sistema de gestão Atende.Net possibilita reduzir a margem de erro nos processos, pois seguindo a padronização de funções/procedimentos, a chance de erros é bem menor.

Durante este período de pandemia, a possibilidade do trabalho home office  garantiu a segurança dos profissionais e cidadãos.

Graças ao sistema 100% em nuvem, os processos podem ser acessados e solicitados de forma online, sem deslocamentos.

 

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