Por que a integração de banco de dados facilita o atendimento médico nos municípios - IPM
IPM - Blog
Saúde Saúde

doctor-1228627_1280É muito comum que o paciente, ao ir em um novo médico, precise levar todos os últimos exames de sangue, radiografias, ressonâncias, entre outros. Este cenário é ainda mais comum no sistema de saúde municipal, onde não há como garantir que o cidadão será atendido sempre pelo mesmo profissional, além de apresentar uma alta rotatividade de médicos. Sendo assim, uma alternativa pode ser a criação e integração de banco de dados. Mas você sabe como isso funciona e quais as vantagens?

Ao criar um sistema único de cadastro dos cidadãos do município, é possível – aliando um módulo de saúde ao sistema de gestão –, incluir também informações relativas à saúde do contribuinte. Assim, com o CPF ou algum outro número/documento de identificação f, o médico poderá ter acesso aos últimos exames realizados pelo SUS, às queixas anteriores e obter um histórico claro, que facilita o diagnóstico.

A integração de banco de dados destinado ao atendimento médico ainda permite identificar problemas recorrentes, registrar o histórico de alergias à medicamentos e graves problemas de saúde, que podem influenciar o tratamento em caso de acidentes. Esse é caso de diabéticos, celíacos e pessoas com alergia a corantes ou látex, por exemplo. Com a identificação do paciente, o médico responsável pelo atendimento poderá tomar as melhores decisões para garantir seu bem-estar.

Pacientes de alto risco ou que precisam de atendimento de mais de uma especialidade, como portadores de HIV ou pacientes com câncer, também serão beneficiados com a integração de banco de dados. Será possível registrar, por exemplo, todos os medicamentos ingeridos regularmente por ele, e evitar problemas de reação medicamentosas. Novamente, o atendimento fica mais rápido e assertivo.

 

Respeito à privacidade e confidencialidade

Apesar da possibilidade de integração ao cadastro único do município e da acessibilidade,  é importante ressaltar que existem medidas para garantir a segurança daquelas informações. Protocolos são colocados em prática para assegurar que esse dados não sejam acessados indevidamente. Além disso, é possível configurar o sistema para que apenas profissionais registrados no município e que estão no horário de atendimento possam acessar o sistema.

Mais rapidez no atendimento

A disponibilidade das informações necessárias para o atendimento faz com que as consultas fiquem mais rápidas, e a necessidade de retornos diminua. Isso gera economia de tempo e recursos para o município, além de beneficiar os pacientes, que conseguem ser diagnosticados mais rapidamente.

Integração de banco de dados reduz custos

Ao centralizar os dados em um só sistema online, acessível por qualquer dispositivo em qualquer local, ocorre uma otimização relativo ao uso de recursos materiais (como papel, canetas e até produção de lixo não-contaminado) e humanos que acaba por gerar economia e beneficiar o município.

Enfim, existem inúmeras vantagens na integração de banco de dados para o atendimento médico do município. Basta contratar uma solução de gestão municipal voltado para saúde.

 

Gostou desse post? Confira também o conteúdo Exigências do Datasus para municípios!

Crédito de imagem: Valelopardo/CC0

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página