Marechal Cândido Rondon comemora vantagens de cadastro único e prontuário médico eletrônico
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A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, município com 54 mil habitantes no Oeste do Paraná, é cliente da IPM Sistemas há quase três décadas. Sempre aliando boas práticas de gestão pública com o que há de mais moderno em tecnologia, conquistou economia e transparência, além de qualificar o atendimento à população. E um bom exemplo está na gestão da Saúde municipal, que agora conta com prontuário médico eletrônico.

Embora já utilize a tecnologia IPM há muitos anos para rotinas de contabilidade, fiscal e RH, por exemplo, faz pouco tempo que a Prefeitura implantou o sistema na Secretaria de Saúde. Técnico de informática na Prefeitura, Maycon Ortiz Braum conta que, antes, havia muita limitação, o que aumentava o tempo de operação e de atendimento do público.

“Antes a gente tinha apenas o agendamento do administrativo, um controle das consultas que eram realizadas. Mas não tinha nada de informação do prontuário do paciente, o histórico dos atendimentos”, destaca Maycon. 

Conforme relata a farmacêutica da Prefeitura, Rosangela Engel, o sistema IPM proporcionou uma mudança drástica e positiva.

“Depois que virou um sistema só, facilitou muito para nós. Agora temos o Prontuário Eletrônico, que reúne todas as informações do paciente, os medicamentos que retirou. E ele consegue visualizar isso, e o médico também”, conta Rosangela. “Isso é muito importante, porque se o paciente é de uma unidade básica e vai ser atendido na UPA, o médico consegue ver no prontuário o que o médico do posto passou e, assim, continuar o tratamento. O sistema é unificado, então se alimento o sistema corretamente, tenho todas essas informações”, destaca. 

> Vídeo: confira depoimentos da equipe da Prefeitura

Sistema único melhora a gestão e reduz custos na compra dos medicamentos

Ao compartilhar as informações entre os setores, o sistema IPM facilita e acelera os atendimentos. Por ser desenvolvido de forma nativa na WEB, sem uso de emuladores, tem a vantagem da atualização de dados em tempo real e de poder ser acessado em qualquer local e horário, a partir da Internet. Sem a necessidade do uso de papel. Um grande diferencial para o dia a dia das equipes de saúde, conforme o técnico Maycon Ortiz Braum.

“Um sistema único integrado tem a vantagem de entregar as mesmas informações para todos os setores, sendo disponibilizadas para todos os profissionais, tanto médicos quanto enfermeiros. O agente de saúde, que faz as visitas, também tem as informações necessárias para acompanhar as famílias, os pacientes que estão inclusos no nosso sistema”, explica Maycon.

E as vantagens não param por aí. Além de economizar papel, a tecnologia de última geração da IPM permite que o Município economize também na compra dos medicamentos. Conforme a farmacêutica Rosangela, agora há uma gestão mais apurada, que evita desperdícios.

“Com o sistema IPM, hoje nós temos a possibilidade de fazer uma compra programada de medicamentos para quatro, seis meses. Porque tudo que entra aqui é via sistema, e tudo que sai é via sistema”, destaca Rosangela. 

Além da rápida visualização do estoque e da demanda, a farmacêutica salienta que esse controle rigoroso evita que materiais sejam perdidos devido ao vencimento do prazo de validade.

“Você consegue evitar acúmulo de materiais nas unidades, porque consegue ver o consumo deles no sistema e fazer uma estimativa. Então você reduz custos. E reduzir custos é um benefício a mais para a população. E o sistema nos proporciona isso”, enfatiza a farmacêutica Rosangela Engel.

> Vídeo: 5 vantagens da tecnologia na gestão da saúde pública

Sistema IPM permite o gerenciamento completo dos processos da Secretaria de Saúde

A solução em gestão pública desenvolvida pela IPM Sistemas na área da saúde é completa e intuitiva. Por exemplo, com poucos cliques, permite acessar informações de Unidades de Saúde, UPAs, atenção básica, laboratórios, farmácias e transportes. Ainda, conta com as funcionalidades de painel digital, prontuário médico eletrônico, classificação de atendimento de acordo com a gravidade de cada caso e identificação dos pacientes por biometria. Também facilita a interação entre unidade de saúde e paciente, a partir do envio de mensagens via SMS para comunicados.

Ao permitir a automatização dos serviços, o sistema IPM possibilita que a Prefeitura ofereça autoatendimento pela Internet ao cidadão, que não precisará mais deslocar-se até o órgão público. Então é possível marcar consultas, verificar resultados de exames e disponibilidade de medicamentos na rede pública, entre outros serviços, tudo on-line, sem uso de papel ou filas.

Ao mesmo tempo, gera o prontuário médico eletrônico que pode ser consultado pelos profissionais da área da saúde remotamente de qualquer unidade de atendimento. Não bastasse tudo isso, o sistema IPM também garante transparência à Gestão Pública. Isso ocorre porque os gastos com materiais e contratações ficam disponíveis para consultas da população em tempo real, conforme os lançamentos são feitos no sistema. 

  • Confira as áreas atendidas:

A tecnologia IPM para gestão municipal da saúde oferece diversas soluções contemplando: e-SUS, Controle de Zoonoses, Agente Comunitário de Saúde (ACS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Sistemas de Informação Ambulatorial (SIA), Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde (RAAS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Sistema de Cadastramento de Usuários do SUS (CadSUS) e Base Nacional de Dados de Ações e Serviços de Assistência Farmacêutica (BNDASAF).

  • Veja algumas das facilidades oferecidas:

Entre as facilidades oferecidas pelo sistema IPM, estão: serviço na palma da mão via aplicativo, autoatendimento, videoatendimento, processos judiciais, ações programáticas, validação via QR Code, controle de pandemias, identificação biométrica, Portal da Transparência, leitor de código de barras, assinatura digital (ICP-Brasil), prontuário multiprofissional (SOAP), prontuário eletrônico do paciente (PEP), integração com sistemas terceiros (PACS), entre outros.

Para saber mais sobre a tecnologia IPM, leia:

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Vigilância em Saúde: como a tecnologia facilita a gestão no seu município

> IPM tem 88 clientes com boa ou excelente gestão fiscal no Índice Firjan

> Índice de Governança Municipal: clientes IPM são destaque no Brasil

> Clientes IPM são destaque em ranking de transformação de tributos municipais em qualidade de vida

 

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