Gravataí (RS) oferece agendamento on-line de consultas médicas via App
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A Prefeitura de Gravataí (RS) está usando tecnologia para qualificar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município. No passado, os cidadãos precisavam ir até a UBS para agendar uma consulta, um processo trabalhoso, que ocasionava filas enormes e perda de tempo. Agora, além do pedido por telefone, que também requer tempo e paciência, a população pode fazer o agendamento de consultas médicas de forma on-line, pelo celular.

O serviço está em teste em duas UBS, sendo oferecido no aplicativo Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas, que fornece o sistema de gestão pública da Prefeitura. O App está disponível para celulares Android e iOS.

“Pelo aplicativo, o paciente tem a possibilidade de realizar o agendamento sem sair de casa, em qualquer dia e qualquer horário”, diz a coordenadora do teleagendamento no município, Angélica Jardim.

Para facilitar o acesso dos cidadãos à nova ferramenta, a administração municipal divulgou vídeos estimulando a instalação do App e orientando sobre a realização do cadastro de acesso. Além de garantir maior comodidade ao paciente, o uso desse sistema com tecnologia em nuvem melhora o atendimento, uma vez que acaba com os deslocamentos e as filas.

Além disso, o médico agora tem acesso facilitado à agenda e pode consultar o prontuário do paciente em qualquer dispositivo com Internet. Ou seja, consegue verificar o histórico rapidamente, mesmo que os atendimentos do cidadão tenham ocorrido em outra UBS. 

A Prefeitura está sempre inovando na gestão pública com uso da tecnologia e baseando a tomada de decisão em dados. Como resultado, além de decisões mais assertivas, há melhor uso dos recursos públicos. Prova disso é que, em julho, Gravataí ficou em 4° lugar dentre os municípios do RS avaliados no Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM) da Assertif. Esse estudo mediu o retorno dos impostos em qualidade de vida nos 100 maiores municípios brasileiros.

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Cresce a oferta de serviços públicos pela Internet

A pandemia fez crescer de forma significativa o uso de canais digitais para solicitação de serviços públicos. Conforme levantamento realizado pela IPM Sistemas, entre janeiro e julho de 2021 o volume de serviços executados de forma on-line em prefeituras do Sul e do Sudeste do País cresceu 38%. E a expansão da demanda por aplicativo foi ainda maior, de 351%. 

“A praticidade é um dos grandes atrativos do mobile, já que os aplicativos possibilitam ao cidadão ter a solução de diversos problemas ao alcance das mãos”, diz o coordenador de marketing da empresa, Juliano Carneiro.

Por ser 100% em nuvem, o sistema da IPM permite a oferta de autoatendimento à população, qualificando e agilizando a prestação de serviços públicos. Os cidadãos das cidades que usam a tecnologia IPM podem agendar consultas, pegar resultados de exames médicos, pagar ou parcelar impostos e taxas, solicitar abertura de empresa ou solicitar alvará de construção, por exemplo, sem pegar filas. Basta acessar o Portal da Prefeitura ou o aplicativo Atende.Net.

Aliás, as Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam de papel em suas rotinas. Empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, folha de pagamento, etc, tudo pode ser feito pela Internet, pois a plataforma é única para trâmite de processos digitais e lançamentos em contabilidade, recursos humanos, arrecadação, compras e em outras áreas. Além disso, os gestores públicos usam assinaturas eletrônicas, fazendo as aprovações de qualquer lugar com o próprio celular.

Como resultado do emprego dessa tecnologia de última geração para modernização digital, há redução expressiva de gastos com correios, impressoras, papéis, arquivo morto, centro de processamento de dados, além do tempo de servidores e, em especial, maior celeridade e eficácia na prestação de serviços públicos.

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