Gestão de saúde municipal: eficiência que pode se transformar em economia - IPM
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gestao de saude municipalOtimização e eficiência são as palavras de ordem da gestão de qualquer entidade, empresa, associação e até prefeitura. A busca por processos mais rápidos e economia de recursos impulsiona a inovação e os investimentos nas organizações . Já mostramos aqui, no Blog do Gestor Municipal, métodos para otimizar processos, da procuradoria ao atendimento ao cidadão, mas como pode impactar a gestão de saúde municipal?

Se você acompanha o nosso blog há algum tempo, já sabe quais são os principais desafios da gestão da saúde em um município e conhece as três soluções para simplificar a gestão da saúde pública municipal. Hoje, vamos te mostrar como a eficiência pode resultar em maior economia, a partir da adoção de um sistema de gestão de saúde.

 

O que faz um sistema de gestão de saúde municipal?

Atualmente, a maioria das prefeituras, trabalha com um sistema de informação e gestão analógico, ou pouco integrado e seguro. Para a saúde, isso significa que há uso excessivo de papel, atrasos nos atendimentos, falta de um histórico único de saúde do morador, tempo improdutivo dos profissionais, entre outras características. Adotar um sistema de gestão em nuvem, como o IPM Saúde, é capaz de solucionar muitos desses problemas. Confira!

  • Um único sistema para todos os profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, administradores e servidores podem acessar e cadastrar, com seus devidos logins e chaves de acesso, as informações em um único sistema. Assim, é possível verificar rapidamente qual medicamento foi receitado para o paciente pelo seu médico, qual o histórico daquele paciente (alergias, por exemplo), quanto material foi gasto em um dia, entre outras rotinas.
  • Integração de informações: a gestão de saúde municipal depende de repasses da prefeitura, e muitas vezes é necessário gerar relatórios com orçamentos, prestação de custos e até índices de óbito por alguma epidemia. Um sistema de gestão de saúde pode fornecer todas essas informações, facilitando e agilizando o trabalho diário do servidor.
  • Otimização do atendimento: existem recursos em um sistema de gestão de saúde municipal — como a agenda do cidadão, integrada diretamente com as agendas dos médicos e consultórios do município — que permitem organizar melhor os horários de atendimento, estimar os tempo de consultas e até informar de possíveis atrasos.
  • Mais informação para o cidadão: é possível enviar mensagens e promover campanhas de saúde, como as de vacinação, diretamente pelo sistema. Veja mais aqui.

Porque eficiência resulta em redução de custos

  • Menos papel: a adoção de um sistema de gestão de saúde municipal implica uma mudança para o digital. Prontuários, pedidos de exames e históricos médicos podem ser  mantidos em um ambiente on-line de fácil acesso aos profissionais de saúde, diminuindo o custo com papel, a geração de lixo e o tempo para o preenchimento de formulários.
  • Diminuição da verba publicitária: ao poder falar diretamente com o público-alvo, ou seja, o cidadão, é possível diminuir  a verba com publicidade. Para isso, basta incentivar o uso dos novos recursos.
  • Diagnósticos mais eficaz: não é incomum que um paciente seja atendido por vários médicos antes de finalizar um diagnóstico. Com um sistema integrado, a probabilidade de conseguir um diagnóstico mais rápido e assertivo é maior – que diminui a necessidade de múltiplas consultas e abre espaço para novos atendimentos.

Quer saber como funcionam os  módulos do IPM Saúde? Acesse aqui.

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