Desafios da gestão da saúde em um município - IPM
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gestão da saúdeSem dúvida, a área da saúde é uma das mais cobradas e fiscalizadas pela população em termos de resultados e qualidade do serviço. Isso porque a falta de um bom atendimento no posto de saúde, por exemplo, pode comprometer o dia a dia do cidadão e trazer consequências sérias para todos.Por isso, quem atua na gestão da saúde dos municípios tem grandes desafios pela frente. Como se diz popularmente, “matar um leão por dia”. Mas só suor não adianta. Na gestão da saúde, é preciso inteligência.

Neste post, vamos listar alguns dos principais exemplos de desafios na gestão da saúde enfrentados pelos secretários municipais de saúde, a partir de cases reais, e o que foi feito para resolvê-los.


Redução de custos

Nas Secretarias de Saúde é possível reduzir custos em diversas áreas. Uma delas é na distribuição de medicamentos nas farmácias municipais, de forma ordenada e informatizada, evitando desperdícios e duplicidades. Na Prefeitura de Candelária (RS), por exemplo, a utilização de um sistema de gestão da saúde permitiu o controle mais apurado dos estoques, instituiu o prontuário eletrônico e reduziu em 30% os gastos com medicamentos, procedimentos médicos, entre outras atividades. O software melhorou a distribuição de medicamentos, que está 100% regularizada.


Controle e redução das filas nas unidades

Se tem uma coisa que deve ser combatida para o bem da saúde de todos é fila nos postos de saúde e outras unidades de atendimento. Para resolver esse problema, a tecnologia pode ser uma aliada. A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon (PR), utiliza uma ferramenta chamada Painel Digital, que organiza as filas de espera nos prontos atendimentos, ambulatórios e unidades de saúde, dispensando o uso de cartões e senhas de papel, identificando o paciente por cores conforme o Protocolo de Manchester. Os processos são divididos por área de atuação, tornando as condutas mais ágeis e sem burocracia.

Os pacientes são chamados para as consultas por meio do painel digital que identifica a cor, justificando a ordem dos atendimentos. Assim, todos que estão aguardando pelo atendimento conseguem ter uma visão geral da organização


Melhoria na marcação de consultas

Na Prefeitura de Castro (RS), a utilização de um sistema de gestão da saúde possibilitou a descentralização de marcação de consultas especializadas, que podem ser feitas em qualquer unidade de saúde da família do município. Antes, o procedimento era feito somente na Secretaria de Saúde, exigindo deslocamento por parte da população.


Integração de dados das unidades de saúde

Na gestão da saúde, é fundamental que o gestor tenha em mãos uma ferramenta informatizada que integre os dados de todas as unidades de saúde do município. Um exemplo: um médico de um posto de saúde em determinado bairro precisa acessar o prontuário de um paciente pelo computador. O documento deve estar atualizado, com todo o histórico daquele paciente, que anteriormente foi atendido por outro profissional, em outra unidade, que também fez anotações da consulta..

No município de Arapongas (PR), a integração dos dados tem feito a diferença no atendimento e facilitado a vida dos profissionais e dos gestores. Por lá, o sistema também interliga em tempo real as informações da rede de saúde de Arapongas, que conta com mais de 53 estabelecimentos, com o e-SUS, assim como os cadastros federais nas áreas de vigilância e assistência social. Isso melhorou a produtividade dos servidores.


Mobilidade nas comunidades

Levar serviços de saúde à população, em alguns casos, é uma tarefa cansativa para os agentes, principalmente, em comunidades rurais e distantes dos centros administrativos. Com a utilização de sistemas de gestão com tecnologia cloud computing, é possível que os agentes utilizem tablets para atendimento à população mais remota. É o que está sendo estudado em Mamborê (PR). Com o acesso ao programa pela rede, os agentes terão mais facilidade no cadastro das famílias, no agendamento de consultas, solicitação de medicamentos, dentre outros procedimentos. A prática vai acabar com as incômodas pastas de formulários em papel para preenchimento à mão, que atrapalham bastante o atendimento, pois os relatórios são todos manuais.

Crédito de imgem: DarkoStojanovic/CC

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