A importância de sistemas mobile off-line para agentes comunitários - IPM
IPM - Blog
Saúde Saúde

agentes comunitariosO trabalho de agentes comunitários é importantíssimo para prefeituras. São eles que realizam as primeiras ações de orientação para a manutenção básica da saúde, orientam a respeito de vacinação, acompanham a saúde familiar e monitoram doenças sazonais e epidêmicas, como a dengue e a zika. Esse profissional é, então, parte essencial da equipe de saúde da cidade. No entanto, os agentes comunitários geralmente ficam de fora das atualizações tecnológicas da gestão municipal.

Quando pensamos na implantação de sistemas de gestão pública para otimizar processos no município, especificamente na área da saúde, os benefícios mais buscados são:

  • sistema em cloud para atendimento médico –  permite a criação de prontuários e registros de históricos médicos para os cidadãos, agilizando o atendimento e melhorando o diagnóstico e o acompanhamento de enfermidades crônicas.
  • facilidade para o paciente – a tecnologia focada em saúde também supre as necessidade do cidadão, que pode utilizar aplicativo e site para acessar o  seu histórico, agendar consultas, participar de campanhas específicas e ficar informado sobre as principais orientações disponibilizadas pelos profissionais.
  • otimização de recursos para o município – ao implantar um sistema de gestão, o setor de saúde consegue otimizar os atendimentos, minimizar atrasos e economizar, já que são diminuídos o, uso de papel e  os reagendamentos.

Como incluir os agentes comunitários?

Uma solução para beneficiar os agentes comunitários e incluí-los no avanço tecnológico da prefeitura é disponibilizando um sistema mobile off-line. Essa tecnologia pode ser utilizada de três formas:

  • atualização de dados da população;
  • acompanhamento da saúde familiar;
  • mapeamento simples de focos de contaminação.

Sistema integrável com on-line facilita transposição dos dados

O sistema mobile off-line é uma tecnologia que facilita o trabalho em movimento dos agentes comunitários, mas sua fácil integração com o software de gestão da prefeitura faz com que as informações registradas pelo profissional durante o dia sejam inseridas automaticamente no sistema. Isso gera economia de tempo e recursos, além de um melhor atendimento à população.

E você, já pensou em utilizar sistemas mobile off-line para agentes comunitários da sua prefeitura? Saiba aqui como o sistema funciona na pratica e quem já adotou.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página