5 vantagens da tecnologia na gestão da saúde pública
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A boa gestão da saúde pública é ponto crucial para manter uma comunidade em pleno crescimento. Afinal, é o nosso bem maior, o qual nos permite estudar, praticar esportes, trabalhar, gerar riquezas. Por isso, nas chamadas cidades inteligentes, os gestores públicos trabalham com conceitos que envolvem melhoria da qualidade de vida, com bom uso dos recursos, transparência e economia, entre outros.

E como eles fazem isso? Utilizando tecnologia de ponta! Aliás, os transtornos causados pela pandemia de Covid-19 escancararam o quanto o investimento em inovação é importante. Por exemplo, é a tecnologia que permite manter o trabalho 24h por dia, mesmo em home office. 

Por consequência da pandemia, houve a aceleração da modernização digital dos órgãos públicos, especialmente na gestão da saúde pública. Com soluções de última geração, é possível ter controle apurado de casos da doença, atendimentos, internações, entrega de medicação e vacinação, entre outros.

Quer conhecer 5 vantagens da tecnologia de ponta na gestão da saúde pública? Então assista ao vídeo ou leia mais abaixo!

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Para ampliar seu conhecimento sobre o tema, também listamos as etapas em seguida. Confira:

1) Acesso às informações 24 horas por dia

Com uso de tecnologia de última geração, de alta performance e 100% em nuvem, as demandas são solucionadas de casa, a partir de qualquer dispositivo com Internet. Ou seja, sem a necessidade de o cidadão se deslocar até a unidade de atendimento. Além disso, os gestores têm acesso aos principais indicadores de saúde do município. E os médicos acessam os prontuários dos pacientes de qualquer Unidade de Saúde do município. Outra grande facilidade é os cidadãos poderem solicitar procedimentos, agendar consultas e visualizar o resultado dos exames em qualquer horário, em casa, sem uso de papel.

2) Gestão totalmente integrada

Municípios que contam com sistemas de gestão da saúde pública em sistema único têm grande vantagem. Como resultado de ter essas informações totalmente integradas, conseguem fazer a gestão de Unidades de Pronto Atendimento, SAMU e Laboratórios em uma única tela. Além disso, com poucos cliques, o gestor pode acompanhar a quantidade de atendimentos diários, as entregas fracionadas de medicamentos, os transportes realizados, as filas para procedimentos e muitos outros serviços. Dessa forma, o gerenciamento da saúde é mais preciso e eficiente.

3) Interatividade com pacientes e Ministério da Saúde

Ao usar tecnologia de última geração, as Unidades de Saúde do município também conseguem interagir com os pacientes de forma simples e rápida. Por exemplo, ele pode optar por receber notificações de consultas ou resultados de exame no próprio celular. Ao disponibilizar o Autoatendimento para os cidadãos, a administração otimiza os recursos públicos e agiliza os atendimentos. Por outro lado, os dados são compartilhados em tempo real com os sistemas do Ministério da Saúde, facilitando o processo de prestação de contas.

4) Histórico completo no Prontuário Eletrônico

Com um sistema de gestão 100% em nuvem, os registros dos pacientes e o histórico ficam disponíveis em qualquer posto de saúde do município. Essa tecnologia também permite realizar consultas por Videoatendimento, com registro dos procedimentos dentro do prontuário eletrônico do paciente. Além disso, em um sistema de cadastro único, as áreas administrativas têm acesso à mesma informação, evitando retrabalho ou perda de dados.

5) Segurança e transparência no atendimento

Outra grande vantagem do uso da tecnologia de última geração na gestão da saúde pública é contar com recursos de segurança de dados. Por exemplo, ao adotar Biometria, fica fácil e rápido identificar um paciente e confirmar os procedimentos realizados pelo SUS. 

Enquanto isso, o uso de Reconhecimento de Voz permite que os médicos registrem o que falam em formato de texto diretamente no sistema. Isso não só facilita o trabalho como também agiliza o atendimento. Já o uso de QR Code permite validar atestado médico, declaração de comparecimento e regularidade vacinal. Tudo muito rápido e na tela do smartphone, sem uso de papel.

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