3 soluções para simplificar a gestão da saúde pública municipal - IPM
IPM - Blog
Saúde Saúde

saúde-pública-municipalAs vantagens da utilização da tecnologia na melhoria da gestão estão disponíveis para todos os setores de uma prefeitura, inclusive, para a saúde, uma das áreas que exige mais cuidado dos administradores públicos. Isso porque a saúde pública municipal lida diretamente com a população, que avalia constantemente os serviços prestados. Quando falamos em tecnologia, consideramos que a saúde pública municipal deve contar, no mínimo, com um sistema de gestão pública eficiente.

 

Confira três soluções que podem simplificar a gestão da saúde pública municipal

1. Ferramenta mobile: um software de gestão utilizado por Secretarias de Saúde em versão mobile, ou seja, acessível por tablets e smartphones, apenas utilizando a internet, facilita e muito os procedimentos na saúde pública municipal. A ferramenta possibilita, por exemplo, que agentes de saúde que trabalham nas comunidades mais deslocadas alimentem o sistema com informações dos pacientes em tempo real, em qualquer hora e lugar. Em algumas prefeituras, nos atendimentos dos agentes, o registro das informações ainda é escrito a mão. Outra vantagem envolve a própria população, que poderá acessar o sistema por dispositivos móveis, facilitando a chegada aos serviços de saúde dos municípios. Deste modo, ficarão disponíveis ao cidadão o agendamento de consultas médicas, consulta aos medicamentos que utiliza e a sua disponibilidade na rede municipal, visualização de resultado de exames e agenda de eventos relativos à sua saúde – como participação em programas e próximas consultas médicas, entre outros serviços. Tudo por meio de um cadastro de login e senha.

2. Biometria: uma novidade que está em aplicação na área da saúde em alguns municípios do Sul do país é o uso da biometria para modernizar o atendimento e serviços à população. A tecnologia aposenta os ultrapassados cadastros em fichas de papel em troca da identificação biométrica do paciente ou seja, a partir das impressões digitais. Entre as vantagens, estão a redução de custos, o controle efetivo dos procedimentos e medicamentos e a prevenção de fraudes em recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A identificação biométrica também acaba com as chances de equívoco em cadastros e informações de pacientes. A tecnologia permite ainda a identificação do paciente e a confirmação dos procedimentos realizados junto a hospitais, clínicas e laboratórios conveniados ao SUS.

3. Medicamentos judiciais: Em Gravataí (RS), a Secretaria de Saúde utiliza um módulo do sistema de gestão da prefeitura que permite a administração dos processos de acesso a remédios pela Justiça. O programa fornece indicadores para facilitar o planejamento e elaboração de estratégias pelos agentes de saúde no que diz respeito aos pedidos de medicamentos pela Justiça. Dentre as funcionalidades do módulo, pode-se destacar o cadastro de advogados e processos; a emissão de negativas de indisponibilidade, processo de compra e cumprimento dos medicamentos do processo judicial; o controle dos medicamentos, que engloba frequência de retirada, lotes, quantidades, saldo disponível e de estoque; acompanhamento dos trâmites judiciais; entre outras. A partir do programa é possível saber, por exemplo, quais os medicamentos solicitados por via judicial com maior necessidade de compra, qual o custo para o município, qual a doença com maior incidência, qual o médico que mais receita, entre outros indicadores. Antes o processo era feito todo a mão.

Além desse conteúdo, confira também o post Exigências do Datasus para municípios.

Crédito de imagem: Visualhunt.com/CC

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página