Saiba como a tecnologia melhora o controle e gestão da tarifa de água dos municípios

28/08/2020 por IPM

Algumas prefeituras são responsáveis pelo abastecimento de água, que é distribuída para uma parte, ou toda a população do município.

De acordo com a Lei das Águas, de número 9.433/97, esse serviço é cobrado para que seja possível custear a captação e realizar a distribuição para o consumo.

Assim, os serviços de saneamento básico são mantidos a partir da cobrança de tarifas e seus valores são proporcionais ao consumo.

A água deve estar disponível, mediante a cobrança de um valor mínimo, regulamentado por agências reguladoras de cada região do país.

Porém, independentemente da estrutura adotada por cada município, o cálculo para definir o valor que será cobrado pela água é feito mensalmente, baseado nas leituras dos hidrômetros.

E para facilitar todo esse processo, é necessário contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas, capazes de realizar o controle dessas leituras de forma ágil e eficaz.

Por isso, neste artigo separamos as vantagens de utilizar o módulo Tarifa de Água da IPM, integrado ao sistema de gestão do seu município.

Confira!

 

Tarifa de Água na prática


Com a “Tarifa de Água”, os municípios podem realizar todo o controle do abastecimento.

Desde a gestão das faturas, serviços realizados (como nova ligação, corte e reparo), análise de água, até o controle dos reservatórios e estações de tratamento.

O vice-prefeito da cidade de Dois Irmãos- RS, Jerri Meneghetti, declarou que o módulo atende às necessidades do município. 

De acordo com ele, o módulo “Tarifa de Água” do Atende.Net permite a coleta dos dados nas residências e gera a tarifa de acordo com o consumo.

Além disso, com essa ferramenta é possível emitir as guias de pagamento para o cidadão e lançar as informações diretamente na pasta de arrecadação.

É um sistema muito fácil de utilizar e atendeu muito bem a nossa necessidade, além de nos trazer segurança e o controle que precisávamos para este trabalho”, declarou o vice-prefeito.

Assista ao vídeo a seguir,  e confira a repercussão da funcionalidade.


Ferramenta acessível


Realizar a leitura dos hidrômetros com o App Atende.Net é muito mais fácil.

Através do “Coletor Mobile”, disponível para dispositivos Android e IOS, o leiturista pode realizar e armazenar os dados de consumo de água coletados no local.

O App também funciona off-line, permitindo que o profissional possa realizar a coleta em qualquer local, mesmo em locais que não possuem conexões de rede disponíveis.

Para descarregar os dados, basta conectar o aparelho à internet e as informações são transferidas e processadas no sistema automaticamente.

Lá, esses dados serão analisados e configurados, de acordo com critérios antes programados, para gerar as faturas de cobrança.

Logo depois, será possível visualizar o valor lido, o consumo do mês, bem como o valor da fatura.

E caso seja identificado que o valor lido esteja errado, o mesmo poderá ser corrigido facilmente em poucos cliques.

 

Disponível na nuvem


Além de contar com todas as ferramentas para a gestão das cobranças da tarifa de água do município, o sistema é totalmente web.

Através dos sistemas 100% em nuvem da IPM, todas as informações são armazenadas com mais segurança.

Uma vez que estão seguras no sistema, o risco de extravio ou perda de documentos é significativamente menor.

 

Integração ao sistema de gestão municipal


O módulo “Tarifa de Água”  é integrado aos outros módulos do Atende.Net como Arrecadação, Dívida Ativa, Contabilidade, IPTU e Taxas, Portal da Transparência, serviços disponíveis ao cidadão, entre outros.

Assim, todos os dados permanecem disponíveis em tempo real.

Débitos em aberto, guias de IPTU em atraso e até pagamento das faturas de água, são informações disponíveis em uma única plataforma.

Através de um único login, o gestor pode ter acesso à essas informações, emitir relatórios e acompanhar indicadores de gestão.

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