Soluções modernas aplicadas às rotinas de RH em prefeituras - IPM
IPM - Blog
Recursos Humanos Recursos Humanos

Foto Post BLOG2Os servidores alocados em prefeituras e secretarias, além de desempenharem uma função essencial junto aos cidadãos, também possuem necessidades e compromissos específicos. Suas informações ocupacionais devem ser armazenadas, analisadas e estarem disponíveis para acesso, sempre que necessário. Para aumentar a disponibilidade dos dados e agilizar o trabalho do setor de RH dos órgãos públicos, modernizar as soluções pode ser um caminho. Mas você já pensou como e onde soluções modernas podem auxiliar?

 

Folha de pagamento

Cadastro dos servidores e seus históricos funcionais (local de trabalho, centro de custo, salário), cálculo dos valores atrelados à folha de pagamento e controle dos benefícios concedidos (como vale-alimentação, refeição e vale-transporte) são algumas das rotinas que podem ser agilizadas com a implantação de sistemas modernos. A tecnologia cloud computing, por exemplo, proporciona mais rapidez aos processos citados, centralizando as informações e facilitando o acesso.

 

Recrutamento e seleção

Cadastro de vagas, gerenciamento dos cursos realizados e fornecidos aos servidores e avaliação de currículos. Essas são apenas algumas das atividades que podem ser beneficiadas quando o órgão público opta pela adoção de um sistema em nuvem. Controlar todas essas informações de maneira manual, além de trabalhoso, pode ser inseguro – já que a possibilidade de perder algum documento importante aumenta de forma significativa. Com a digitalização dos processos, o armazenamento destes dados é feito de maneira mais segura, além de oferecer alta disponibilidade de acesso.

 

Saúde ocupacional

Cadastros de atestados médicos, controle de agendamento médico e emissão de atestados também são outras rotinas que podem ser otimizadas a partir do uso de tecnologias destinadas ao RH. Sistemas web – como o Atende.Net – proporcionam mais facilidades ao dia a dia dos servidores que atuam no RH e automatizam atividades que antes eram feitas manualmente.

 

Estágio Probatório

O processo de avaliação dos funcionários concursados deve ser acompanhado pelo setor responsável e feito de maneira personalizada. Um sistema cloud como o Atende.Net oferece aos usuários funcionalidades como o cadastro e controle das avaliações, a emissão de relatórios e a configuração das avaliações por grupos de cargos e planos de carreira.

 

Avaliação de desempenho

Avaliar o desempenho dos servidores é essencial para verificar a possibilidade de progressão salarial dentro de um plano de carreira. Para que isso seja feito de maneira assertiva, a tecnologia pode ser uma aliada. O controle das avaliações realizadas e dos resultados, além dos critérios estabelecidos nas avaliações podem ser melhorados com o uso de um sistema automatizado e moderno.

Oferecer acesso às informações ocupacionais e, por consequência, facilitar o trabalho dos que atuam no departamento de RH das repartições públicas, se torna uma vantagem sustentável. Diminui o tempo de operacionalização das atividades, reduz custos para a prefeitura e dá mais autonomia aos servidores. As atribuições do setor até podem ser padronizadas, mas não devem ser sinônimo de ineficiência e burocracia exagerada. O Atende.Net – sistema em nuvem desenvolvido pela IPM Sistemas – é um exemplo de solução que integra setores e leva em conta as especificidades de cada área. O módulo destinado ao RH é um deles. Se você quer conhecer mais, acesse nosso site!

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página