Intimação eletrônica: controle e agilidade nas procuradorias - IPM
IPM - Blog
Procuradoria Procuradoria

intimacao-eletronicaO acompanhamento de intimações demanda tempo do procurador. Afinal, esse profissional atua, de maneira simultânea, em diferentes processos, o que faz com que seja difícil acompanhar todos ao mesmo tempo., Dessa forma, podem ocorrer atrasos, perdas e outros problemas. Mas uma nova tecnologia é capaz de solucionar (ou minimizar) esses problemas: trata-se da intimação eletrônica.

A intimação eletrônica é uma aliada para reduzir a morosidade jurídica nos municípios, otimizando a rotina das procuradorias e o tempo dos procuradores. Com isso, os processos podem ser agilizados. Este é um dos recursos do  módulo Procuradoria do Atende.Net, sistema de gestão pública municipal da IPM. Com ele, procuradores e advogados recebem, diretamente em suas caixas de e-mail, as intimações eletrônicas assim que são emitidas. O sistema permite também a integração com tribunais de justiça estaduais, fazendo com que a tramitação de documentos seja ainda mais rápida.

 

Vantagens de adotar a intimação eletrônica

A partir da adoção do modelo de intimação eletrônica na procuradoria municipal, é possível perceber uma série de vantagens.

  • Sustentabilidade e redução de custos, já que a intimação eletrônica inibe a tramitação em papel.
  • Os documentos em formato digital aceleram o envio das informações  e facilitam o cumprimento dos prazos. Antes, as intimações precisavam ser entregues por carta registrada, o que demandava tempo, dinheiro e podia até gerar problemas, como perdas de documentos.
  • Mais facilidade para localizar as intimações que estão em aberto, receber o conteúdo, dar ciência.
  • Maior controle do cumprimento dos prazos.

Cases catarinenses

Vários municípios catarinenses já optaram pela adoção da tecnologia e percebem os benefícios da intimação eletrônica. Brusque, Concórdia Timbó, Pomerode e Palhoça são alguns dos que trocaram a tramitação dos recursos em blocos, muito utilizada para as fases iniciais, por um sistema moderno que dá mas fluidez ao trabalho.

Os procuradores conseguem dar vazão aos processos mais rapidamente, cumprindo os prazos previstos pelo judiciário e município, e os cidadãos ficam satisfeitos com a integração entre sistemas. Além disso, o município consegue melhorar a sua arredação, com a conclusão mais eficiente de cobrança judiciária aos inadimplentes.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página