Prefeitura de São João do Polêsine (RS) muda sistema de gestão para Atende.Net

30/03/2021 por IPM

O ano de 2021 ficará marcado na história de São João do Polêsine, na região central do Rio Grande do Sul, pela aquisição de soluções tecnológicas para qualificar a administração pública. Com a implantação do Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas, a Prefeitura passa a contar com um sistema de gestão pública 100% em nuvem. Ou seja, com disponibilização das informações 24h por dia, de qualquer lugar, bastando ter um dispositivo com internet.

A cidade gaúcha, que fica a 266 quilômetros de Porto Alegre, tem uma população estimada em 2.543 pessoas e PIB per capita de R$ 29.436,62, conforme dados do IBGE. É um município jovem e em desenvolvimento, que teve sua emancipação em 1992, e instalação da primeira administração em 1993. E tem sua vocação para a lida com a terra evidenciada pelas amplas plantações de arroz.

Já o nome do município demonstra sua devoção religiosa e configura uma homenagem à cidade de Polêsine, no norte da Itália. Aliás, a maioria de seus habitantes tem descendência italiana, sendo que até hoje cultivam a tradição e a cultura deixadas pelos imigrantes que lhe deram origem. 

Além da natureza preservada, São João do Polêsine destaca-se pelo alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). De acordo com o último levantamento estatístico divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), seu IDHM é de 0,748.

O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total), sendo uma ótima maneira de conhecer o desenvolvimento de um município, pois considera seu progresso em três dimensões básicas: renda, educação e saúde.

Além disso, São João do Polêsine pode entrar para a história religiosa do Brasil por ser a terra do Diácono Permanente João Luiz Pozzobon, que pode vir a ser o primeiro santo diácono do Brasil. O processo de beatificação foi aberto em dezembro de 1994 na Arquidiocese de Santa Maria (RS). Em maio de 2009, foi encaminhado à Santa Sé. Atualmente, encontra-se na Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano.

 

Confira as vantagens oferecidas pelo sistema 100% em nuvem




 

Sistema em nuvem garante agilidade e eficiência


Com a implantação do Atende.Net, a Prefeitura de São João do Polêsine muda seu sistema de gestão pública de forma a contar com uma plataforma única totalmente web. Isso significa poder implantar processos digitais, que resultam em agilidade, eficiência, economia de custos e aumento de receita.

“A grande vantagem é que não existe mais papel, pois os documentos já nascem de modo digital, evitando gastos e a demora na sua tramitação”, explica o coordenador de Tecnologia e Pesquisa da IPM Sistemas, Cleber Nardelli.

Além disso, o gestor público tem a possibilidade de assinar documentos de onde ele estiver e em qualquer horário, pois o Atende.Net também está disponível em smartphones. “Tudo pode ser realizado tanto no aplicativo do Atende.Net para celulares, em qualquer lugar do mundo, quanto em um computador”, destaca Nardelli.

O servidor, ao solicitar a assinatura do gestor via Aplicativo Mobile Atende.Net, envia uma notificação que chega de forma automática. Assim, é possível assinar com facilidade e o processo vai tramitar mais rapidamente.

 

Assista ao depoimento de quem já usa o Atende.Net




 

Maior controle de dados e indicadores melhoram arrecadação municipal


O Atende.Net trabalha com Business Intelligence (BI), ou seja, oferece mais de 50 indicadores que permitem qualificar a gestão pública. Entre eles, estão: comparativo entre receita e despesa; comparativo entre orçado e arrecadado; estatística de pagamento de IPTU; índices de inadimplência; principais receitas do município; entre muitos outros.

Além disso, possibilita o aumento da arrecadação do município, ao permitir um maior controle da cobrança dos impostos, como o IPTU, ISS, ITBI e taxas. Bem como oferece diversas funcionalidades que facilitam a cobrança e a fiscalização de tributos, como emissão de NFS-e, Nota Fiscal Premiada e ISSQN Bancos, que também revertem em mais arrecadação.

Ter acesso a esses dados em tempo real facilita a tomada de decisão, que se torna mais ágil, eficiente e transparente. Do mesmo modo, o sistema de gestão Atende.Net gera facilidades para o cidadão, que pode se autoatender. Acessando o Portal do Cidadão, pode emitir seu boleto do IPTU ou reparcelar sua dívida, por exemplo, gerando boleto ou fazer o pagamento na modalidade PIX.

Ao contar com essa facilidade de atendimento sem sair de casa ou do escritório, o munícipe evita filas e burocracias. Dessa forma, estimula-se a regularização de débitos, o que se reverte em maior arrecadação ao município. Ou seja, além de São João do Polêsine mudar seu sistema de gestão para ganhar eficiência e celeridade, ainda está qualificando a forma de atender seus cidadãos.

 

Veja relatos sobre os benefícios do sistema com cadastro único




 

LEIA TAMBÉM:


> Protocolos rígidos garantem migração de sistema desktop para nuvem com segurança 

> Reduzir o uso de papel gera economia e produtividade para as gestões públicas

> Sistemas de gestão pública 100% em nuvem facilitam licitações eletrônicas

Saiba como as assinaturas digitais e eletrônicas facilitam a rotina em órgãos públicos

> Cidades inteligentes: mais 10 municípios de cinco estados adotam solução 100% em nuvem da IPM Sistemas

 

Siga a IPM no LinkedinFacebookTwitterInstagram e Youtube

Atende.Net, computação em nuvem, São João do Polêsine, tecnologia

Sobre o Autor

IPM

Comentários

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2021 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.