Gravatal (SC) migra gestão pública para sistema em nuvem da IPM

08/04/2021 por IPM

A administração municipal de Gravatal, no sul de Santa Catarina, está trabalhando no desenvolvimento do município com a adoção de um dos preceitos das Cidades Inteligentes: a inovação tecnológica. Neste mês de abril, o município está implantando o novo sistema de gestão pública em nuvem Atende.Net, da IPM Sistemas.

Com essa tecnologia, a Prefeitura passa a contar com uma solução tecnológica em plataforma única e 100% em nuvem. Assim, terá visão geral do trabalho de todos os departamentos em tempo real, 24h por dia, de qualquer lugar a partir de um dispositivo com internet.

A partir dessa inovação, a Prefeitura terá a ferramenta necessária para desenvolver uma gestão mais eficiente, transparente e com participação do cidadão - importante pilar desenvolvido pelas chamadas Cidades Inteligentes (smart cities, em inglês).

Com população estimada em 11.577 pessoas, conforme o IBGE, Gravatal tem um alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), de 0,757. O indicador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) varia de zero a um, considerando o progresso em três dimensões: renda, educação e saúde.

Gravatal também se destaca pelas águas termais, que atraem turistas de todos os cantos. Aliás, é denominada a Capital Catarinense das Águas Hidrominerais, que brotam do chão a uma temperatura de 36ºC. Inclusive, é reconhecida como umas das melhores do mundo pelas propriedades medicinais. Além disso, o visitante pode apreciar os belos casarios açorianos. 

A colonização de Gravatal iniciou em 1842, com a chegada de um dos seus fundadores açorianos, que saiu de Laguna para instalar-se nessa região. Por volta de 1880, começaram a chegar imigrantes alemães e italianos. Em 29 de dezembro de 1961, foi criado o município de Gravatal, desmembrado de Tubarão.

 

Veja como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes




 

Sistema facilita atendimento ao cidadão e melhora a arrecadação


Com o sistema desenvolvido em nuvem pela IPM Sistemas operando na Prefeitura, o cidadão gravatalense poderá se autoatender e emitir suas guias de IPTU, ISS, ITBI e taxas, por exemplo, sem sair de casa ou do escritório. Assim, conseguirá solicitar serviços diversos, registrar demandas na Ouvidoria ou mesmo agendar um Teleatendimento com poucos cliques. 

Além disso, o cidadão conseguirá tirar dúvidas, fazer o parcelamento e o pagamento de suas dívidas, inclusive pela nova modalidade PIX. E o fato de não precisar enfrentar filas, além de facilitar a rotina dos gravatalenses, também é benéfico ao Município. Afinal, é um incentivo a mais para a regularização das dívidas, o que gera aumento da arrecadação. 

Há vantagens também para os Servidores públicos de Gravatal. Isso porque o Atende.Net trabalha com cadastro único. Dessa forma, todos os departamentos têm acesso à mesma informação, o que elimina recadastramento de informações e duplicações de dados, ampliando o controle geral e a transparência. 

Ou seja, a Administração Municipal passa a controlar contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, fiscalização e arrecadação de tributos, por exemplo, em um único sistema. 

Além disso, os operadores conseguem fazer o cruzamento de vários dados em tempo real, gerando gráficos otimizados, o que facilita a tomada de decisão eficiente. Tudo de forma rápida, 24h por dia e de qualquer lugar, bastando ter um dispositivo com internet. Em resumo: o sistema resulta em agilidade, confiabilidade e transparência para o trabalho na Prefeitura. Tudo dentro do sistema em nuvem desenvolvido pela IPM Sistemas, que trabalha com o conceito de construção de Cidades Inteligentes.

 

Confira depoimentos de quem já usa o sistema Atende.Net 




 

Atende.Net orienta resolução de processos com Workflow


Os clientes da tecnologia IPM contam com uma inovação chamada Workflow, que mostra os processos mais complexos no formato de fluxogramas. Além de exibir a situação em tempo real de cada processo, quais etapas foram executadas ou estão pendentes, a ferramenta não permite passar adiante sem que sejam cumpridas todas as fases necessárias.

Ou seja, permite criação, execução e acompanhamento de maneira rápida, prática e sem uso de papel. Dentre as vantagens, destacam-se ainda o fato de reduzir o prazo de conclusão dos processos e garantir que o fluxo de trabalho da organização funcione com mais eficiência. Afinal, há uma automatização da tramitação dos processos entre servidores ou entre setores, a partir de análises automáticas do sistema. Outra funcionalidade é poder inserir, em qualquer tempo, a assinatura digital, tanto de servidor quanto de usuário externo.

 

Assista ao vídeo sobre as funcionalidades oferecidas pelo Workflow 




 

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