Uso de App para acessar serviços públicos digitais cresce 318% em 2022
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A busca por agilidade e comodidade no atendimento em diversos serviços gerada pela pandemia mudou importantes hábitos entre a população, inclusive no setor público. É a oferta do autoatedimento para acesso a serviços públicos digitais se consolidando, dando fim às filas e aglomerações nas repartições.

Por exemplo, em 2022, foram realizados 97 milhões de solicitações e acessos a serviços públicos de forma on-line por meio da tecnologia Atende.Net IPM. Isso significa 37% a mais do que em 2021. O uso do celular como canal para serviços públicos também registrou crescimento expressivo. O número de solicitações encaminhadas exclusivamente pelo App Atende.Net aumentou 318%, passando de 1,5 milhão em 2021 para 6,5 milhões em 2022. 

“O Governo Digital tem por objetivo aumentar a eficiência e a transparência dos processos governamentais. Por meio das tecnologias digitais, como o aplicativo, é possível ampliar acesso à informação e aos serviços públicos. Ele é fundamental para as entidades públicas, pois permite a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, além de reduzir custos e melhorar a gestão dos recursos públicos”, explica Kananda Mayer, que é coordenadora de Desenvolvimento de Software Governo Digital da IPM.

E a tendência para os próximos anos é manter as constantes altas nos índices de uso de aplicativo para acesso a serviços públicos, especialmente por conta da digitalização de processos – fenômeno já visto no setor privado. 

Para o coordenador de Tecnologia e Pesquisa da IPM, Cleber Nardelli, além de mudanças sociais, como a popularização do smartphone e a oferta de Internet mais rápida, a mudança reflete a preocupação de muitos gestores em facilitar o acesso do cidadão a um número cada vez maior de serviços “na palma da mão”.

“A tecnologia possibilita que uma variedade muito grande de demandas possa ser encaminhada ao poder público de forma simples e rápida”, diz Nardelli.

>> Confira o crescimento do uso do App Atende.Net para acesso a serviços públicos digitais nos Estados com Municípios atendidos pela IPM: 

  • Santa Catarina: crescimento de 289%
  • Rio Grande do Sul: crescimento de 552%
  • Paraná: crescimento de 214%
  • Minas Gerais: crescimento de 62%

O levantamento é da IPM Sistemas, empresa que desenvolve tecnologia nativa WEB, sem emuladores, para gestão pública municipal. As estatísticas compreendem dados de municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, considerando apenas quem já era cliente IPM em 2021. Ou seja, não contemplam novas entidades que buscaram a tecnologia cloud computing IPM em 2022 justamente para implementarem o Governo Digital e oferecer serviços públicos pela Internet.

Software Atende.Net IPM no computador e no celular

Tecnologia Atende.Net IPM pode ser acessada 24h todos os dias, por computador, tablet ou celular com Internet. Imagem: IPM

Tecnologia facilita e agiliza a resolução de demandas

Por celular ou outro aparelho, atualmente é possível resolver quase tudo pela Internet. A lista é extensa e inclui serviços básicos, como pagar IPTU, solicitar alvarás, pagar impostos e taxas, acompanhar dados da administração pública. Além disso, também é possível acompanhar o andamento das demandas sem necessidade de se deslocar até a Prefeitura.

Ou seja, além da facilidade de acesso a serviços públicos oferecidos pela Internet., há uma importante descomplicação da comunicação. E isso também aparece no levantamento da IPM Sistemas. Por exemplo, a liberação de acesso aos serviços municipais via login único da plataforma federal Gov.Br deu um salto de 323,32% de 2021 para 2022. O uso de assinaturas digitais também teve um boom, com aumento de 114,43% entre os municípios que utilizam o Atende.Net.

Kananda salienta que as ferramentas do conjunto do Governo Digital da IPM são essenciais para uma gestão eficiente dos recursos públicos, pois permitem a coleta e o processamento de dados em tempo real, o que é fundamental para a tomada de decisões estratégicas. Essa tecnologia promove, ainda, o desenvolvimento tecnológico e a inovação do setor público. Por meio de uma única plataforma são disponibilizadas informações referentes à transparência, notícias e serviços, modernizando e simplificando a relação do poder público com os cidadãos.

“Uma das principais vantagens do Governo Digital é a possibilidade de oferecer serviços de forma mais ágil e eficiente. Além disso, a digitalização de processos e a automatização de tarefas permitem a redução de erros, da burocracia e a agilidade no processamento de informações. A digitalização de processos e a automatização de tarefas reduzem os custos administrativos e melhoram a eficiência da gestão, inclusive proporcionando o aumento da arrecadação municipal sem a necessidade de mexer em taxas e impostos”, completa Kananda.

> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos 

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