Serviços públicos pela Internet crescem 38% e uso de aplicativo aumenta 351%
IPM - Blog
Governo Digital Governo Digital

A busca pela agilidade com comodidade para atendimento no serviço público durante a pandemia está mudando importantes hábitos entre a população. É a oferta do autoatedimento de forma on-line se consolidando, dando fim às filas e aglomerações nas repartições. Por exemplo, entre janeiro e julho de 2021, moradores de mais de 250 cidades de SC, RS, PR, SP e MG fizeram 38 milhões de solicitações de serviços públicos pela Internet.

O número é 38% maior do que o registrado no mesmo período em 2020. Entretanto, se forem considerados apenas os meses de abril a julho, o crescimento foi ainda maior: 50,3%. O levantamento é da IPM Sistemas, empresa que desenvolve tecnologia 100% em nuvem para gestão pública municipal.

O uso do celular como canal de acesso a serviços públicos também registrou crescimento expressivo. Nos sete primeiros meses do ano, o número de solicitações encaminhadas pelo aplicativo Atende.Net, desenvolvido pela IPM, cresceu 351%.

“O mobile é uma tendência que veio para ficar também no setor público. Não há como ignorar a praticidade do acesso a grande número de serviços de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um equipamento que está nas mãos de quase todo brasileiro”, diz o coordenador de marketing da empresa, Juliano Carneiro.

Tecnologia IPM facilita e agiliza a resolução de demandas

Por celular ou outro aparelho, atualmente é possível resolver quase tudo pela Internet. A lista é extensa e inclui serviços básicos, como pagar IPTU, solicitar alvarás, pagar impostos e taxas, acompanhar dados da administração pública. Além disso, também é possível acompanhar o andamento das demandas sem necessidade de se deslocar até a Prefeitura.

Ou seja, além da facilidade de acesso aos serviços, há uma importante descomplicação da comunicação. E isso também aparece no levantamento da IPM Sistemas. Conforme a apuração, entre janeiro e julho, foram enviados mais de 5,3 milhões de comunicados aos cidadãos via e-mail ou push do aplicativo Atende.Net. Isso significa um aumento de 34% em relação a 2020.

As informações, disparadas automaticamente pelo sistema de gestão dos municípios, permitem que o usuário seja informado de mudanças no status de sua solicitação. 

“A tecnologia aumenta a velocidade da resolução dos problemas dentro dos órgãos públicos e, ao mesmo tempo, permite que o cidadão acompanhe o que está ocorrendo”, salienta Juliano Carneiro.

Esses dados mostram que a transformação digital é um desafio que deve ser encarado por todos os gestores públicos. A demanda é tão grande, que a IPM criou um departamento especial para apoiar prefeituras nesse movimento de transformação digital. O trabalho já é desenvolvido em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos 

LEIA TAMBÉM:

> Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

> Clientes IPM são destaque em ranking de transformação de tributos municipais em qualidade de vida

> Índice de Governança Municipal 2021: clientes IPM são destaque no Brasil

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Emprego: confira as vagas abertas na IPM Sistemas

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página