Prefeitura de Santa Rosa -RS agiliza serviços públicos através de processos digitais  - IPM
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A cidade de Santa Rosa fica a 490 km da capital Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 

Com mais de 73 mil habitantes, o município dispara à frente de outras cidades maiores, quando o quesito é qualidade dos serviços públicos.

Isso porque na Prefeitura Municipal de Santa Rosa, desde que passou a digitalizar processos, eliminando o papel das administrações públicas, muita coisa mudou. E mudou para melhor.

Além de proporcionar mais agilidade no trabalho de Servidores Municipais, utilizar sistemas de gestão 100% em nuvem também beneficiou os cidadãos.

A partir do Portal do Cidadão, o usuário pode solicitar serviços diversos por Autoatendimento, tais como licenças, alvarás, notas fiscais, declarações, guias de pagamento, entre outros.

Assim, essas solicitações podem ser feitas de qualquer dispositivo conectado à internet, e o cidadão não precisa mais se deslocar até a Prefeitura.

De forma automática, os Servidores atendem ao chamado digital e despacham o processo em poucos cliques, sem a necessidade de realizar impressões e transportar documentos em papel de um setor para outro.

 

Processos de obras mais rápidos e seguros

Ser ágil para finalizar solicitações é um ponto muito importante para manter a qualidade dos serviços públicos.

Afinal, todo contribuinte espera ter a sua solicitação atendida no menor período de tempo possível.

Esta é uma realidade para os engenheiros e arquitetos de Santa Rosa. 

Esses profissionais podem solicitar facilmente a emissão de alvarás, realizar o pagamento dos boletos de forma online e receber o retorno rapidamente. 

A partir do Atende.Net, sistema de gestão 100% em nuvem da IPM, eles também podem solicitar a análise de seus projetos de construção, a qualquer momento e de qualquer dispositivo conectado.

Na plataforma, é possível anexar arquivos, tais como plantas e projetos de construção, e a partir daí, os Servidores analisam para liberar a autorização.

Tudo isso é realizado online. Nem o profissional precisa se deslocar até a Prefeitura, nem o Servidor precisa do uso de papéis. 

Em poucos cliques, mais um processo é concluído e a obra pode ser iniciada bem antes do esperado.

Isso só é possível a partir de uma plataforma única de gestão, na qual o autoatendimento é integrado com os setores de Contabilidade, Financeiro e Obras e Posturas, por exemplo.

Essa facilidade é fruto do investimento da Prefeitura em tecnologia

O objetivo da Prefeitura é avançar no processo de automatização das tarefas, para eliminar o papel, reduzir o tempo de espera do contribuinte e agilizar os processos.

 

Serviços públicos online

Hoje em dia é impensável descartar do nosso cotidiano as inúmeras facilidades trazidas pela tecnologia.

Foi fortalecendo a cultura de inovação no setor público, que a Prefeitura de Santa Rosa passou a contabilizar números expressivos de solicitações digitais.

Somente no ano de 2019, o Portal do Cidadão de Santa Rosa contabilizou mais de 265 mil acessos.

Entre eles estão mais de 25 mil emissões de guias de IPTU e mais de 12 mil processos digitais concluídos.

Esses números provam que os cidadãos abraçaram este novo momento digital da cidade e a tendência é evoluir para uma Prefeitura cada vez mais digital.

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