Prefeitura de Gravataí disponibiliza vídeo atendimento e comemora 76 mil processos digitais no último ano - IPM
IPM - Blog
Governo Digital Governo Digital

Gravataí: uma das cem melhores cidades do Brasil

Gravataí tem se destacado no Estado do Rio Grande do Sul pela eficiência da sua gestão pública.

A cidade é formada por cerca 281 mil habitantes e está localizado na região metropolitana de Porto Alegre.

Gravataí foi considerada pela consultoria Macroplan e divulgada pela Revista Época em 2016, uma das 100 melhores cidades do Brasil.

Ficando entre os 6 municípios que mais oferecem qualidade de vida para o cidadão no Estado do Rio Grande do Sul.

 

Prefeitura Digital

A partir da implementação do sistema nuvem, a gestão pública municipal passou a tramitar processos digitalmente.

Por isso, ganhou agilidade na resolução de processos que antes eram burocráticos.

Através da plataforma Atende.Net desenvolvida pela IPM Sistemas, os servidores e secretários de vários segmentos da prefeitura conseguiram trabalhar em conjunto.

De forma mais eficiente e integrada, os setores administrativos passaram a ter uma melhor comunicação interna e com os cidadãos, através da internet.

Apenas em 2019, a cidade de Gravataí contabilizou quase 76 mil processos exclusivamente digitais. 

Foram mais de 1 milhão de folhas economizadas, ganhos na produtividade e contribuição para a sustentabilidade ambiental.

Assista ao vídeo a seguir e confira os benefícios de usar sistemas 100% em nuvem na prefeitura.

 

 

Sem sair de casa, qualquer pessoa pode acessar mais de 300 serviços que estão disponíveis no portal do município.

Somente com o acesso a internet através de qualquer dispositivo, 24 horas e em qualquer lugar, a plataforma pode ser utilizada.

O secretário de Administração de Gravataí, Alexsandro Lima Vieira, foi um dos responsáveis por essa transformação.

Em entrevista, ele declara que o ano de 2019 foi marcado por milhares resolvidos através do autoatendimento.

Além da praticidade de solicitar processos online, o cidadão obtém a resposta rapidamente.

“Alguns processos iniciam e encerram sua tramitação no mesmo dia, devido a agilidade e padronização do sistema”, segundo o secretário Alexsandro Lima Vieira.

 

Home office na Gestão Pública

Ao utilizar o sistema nuvem, é possível otimizar o trabalho dos Servidores, que não precisam mais aguardar a chegada de documentação no ambiente físico.

Durante o período de pandemia, os Servidores puderam trabalhar remotamente e de acordo com o secretário, a produtividade só cresceu.

“Antes da pandemia, a Secretaria da Fazenda tinha quase dois mil expedientes da questão tributária represados, hoje os Servidores zeraram esses processos. Então, isso pra nós é a prova de que pode ser feito”, declara Alexsandro.

O trâmite dos processos deixou de funcionar como o envio de cartas de antigamente, para se tornar tão prática e eficaz quanto o envio de mensagens via WhatsApp.

 

Vídeo Atendimento

Com o sucesso das chamadas por vídeo durante o período de isolamento social, a prefeitura seguiu a tendência e passou a disponibilizar a nova funcionalidade.

Desenvolvido pela IPM, o vídeo atendimento já está sendo utilizado pela Prefeitura de Gravataí, promovendo a facilidade no trabalho de Servidores, redução de custos para a organização e autonomia para os cidadãos.

Assista ao depoimento do Davi Keller Severgnini, Secretário da Fazenda, e do Alexsandro Lima Vieira, Secretário de Administração, ambos da Prefeitura de Gravataí – RS e confira a repercussão da ferramenta.

 

 

Redução de Custos

A partir do sistema 100% em nuvem da IPM, a Prefeitura de Gravataí – RS passou a ter um maior controle sobre as receitas e despesas do município, o que levou a redução significativa dos custos.

De acordo com Davi Keller Severgnini, Secretário da Fazenda, o acompanhamento de indicativos facilita a tomada de decisão.

“Na minha tela tenho 70, 80 gadgets de acompanhamento de receita, despesa, flutuação da dívida ativa, índice de inadimplência, acordos celebrados no mês, no ano. Muito mais fácil tomar decisão!”, afirma o secretário.

Assista ao depoimento do Davi Keller e do Alexsandro Lima Vieira, Secretário de Administração,  para saber quais foram os ganhos na arrecadação municipal.

 

 

Transparência

Outra característica importante da gestão municipal de Gravataí, é a transparência quanto às contas públicas.

Acessando o Portal da Transparência do Atende.Net, os cidadãos podem verificar de que forma a verba pública está sendo investida.

A prefeitura é constantemente reconhecida por sua gestão pública eficiente.

Em 2015 recebeu do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, o prêmio de “Boas práticas de Transparência na Internet”.

Além disso, em 2016, o Ministério Público Federal (MPF) atribuiu nota máxima ao município de Gravataí devido a excelência no serviços prestados ao cidadão.

 

Software para Gestão Pública Municipal

A IPM Sistemas é líder no desenvolvimento do software para Gestão Pública Municipal.

Oferece serviços 100% em nuvem, garantindo agilidade no trabalho dos servidores, eficiência no cumprimento dos processos da sociedade em geral e sucesso para a gestão pública.

Se você deseja saber mais sobre o sistema, conheça o Atende.Net!

 

 

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página