Autoatendimento na Prefeitura: conheça 5 vantagens de facilitar serviços - IPM
IPM - Blog
Governo Digital Governo Digital

Diante das implicações causadas pela pandemia, muitas Prefeituras ficaram impossibilitadas de oferecer atendimento presencial durante a quarentena. No entanto, municípios que já vinham adotando ferramentas tecnológicas, como o uso de sistemas 100% em nuvem para facilitar o trabalho dos Servidores, conseguiram manter os serviços de forma remota. Com Servidores da Prefeitura trabalhando em home office e a oferta de autoatendimento para cidadãos, as atividades continuaram. 

O autoatendimento está disponível há algum tempo em bancos, supermercados, empresas e já chegou na Gestão Pública.  Prefeituras e cidadãos têm colhido vantagens desse sistema de atendimento.  Por exemplo, a Prefeitura ganha mais agilidade na resolução de processos, melhora seu relacionamento com o cidadão, que é atendido mais rapidamente e consegue ter um retorno positivo na resolução de solicitações. 

Entretanto, estas não são as únicas vantagens de contar com o autoatendimento nas Prefeituras. E sabendo da importância de incentivar a desburocratização dos serviços públicos para melhorar a qualidade da Gestão Pública, neste artigo você vai conhecer as vantagens do autoatendimento.

Vamos lá!

Sem filas

Por meio do autoatendimento, o cidadão pode resolver demandas como renovação de alvarás, aprovação de projetos de engenharia ou arquitetura, entre outros serviços, sem precisar sair de casa.  Via Internet, o pedido do cidadão é protocolado e encaminhado para os setores responsáveis.

Portanto, o pedido pode ser feito em poucos cliques, sem que o cidadão precise se deslocar até a Prefeitura para enfrentar filas. A longo prazo, o autoatendimento pela internet traz vantagens ainda maiores inclusive para o meio ambiente. Quanto menos pessoas circulando, menos trânsito e menos poluição. 

Mais agilidade 

Com o autoatendimento pela Internet, os processos ficam mais simplificados e as resoluções são feitas em menos tempo.  Sem a necessidade de atender presencialmente os cidadãos, o Servidor ganha tempo para resolver outras demandas. Dessa forma, a tramitação de processos se torna mais organizada e consequentemente, a solicitação é atendida mais rapidamente.

Maior controle

O autoatendimento também proporciona um maior controle das solicitações, tanto para os cidadãos, quanto para os Servidores. Por um lado, ao solicitar um serviço, o cidadão pode acompanhar on-line o seu progresso.  Isso evita que ele tenha que ir até a Prefeitura ou precise ligar repetidas vezes para saber se sua pendência foi resolvida, otimizando o tempo dos Servidores.

Por outro lado, o Servidor tem o controle da tramitação do processo e é capaz de identificar em que estágio se encontra e em que setor está. Dessa forma, é possível mapear toda a tramitação, evitando que pedidos demorem a ser resolvidos.

Segurança no armazenamento de dados

Quando os processos são feitos em papel, por mais cuidadosos que sejam os funcionários do setor, sempre há o risco de extravio de documentos. No autoatendimento pela Internet, os dados ficam armazenados na nuvem e não correm o risco de ficarem perdidos ou serem encaminhados ao setor errado.

As Prefeituras que usam sistemas 100% em nuvem não correm o risco de perder documentações e não precisam de arquivo morto. Todos os arquivos podem ser salvos na nuvem, facilitando a categorização de cada um deles e agilizando o trabalho dos Servidores.

Redução da inadimplência 

A inadimplência ocorre por diversos motivos, mas um deles é a falta de clareza ou o excesso de burocracia para realizar algumas solicitações. Com o autoatendimento pela internet os procedimentos ficam mais simples e o cidadão pode ficar em dia com o município em poucos cliques.

Assim, o município reduz gastos com envio de guias de pagamento em papel, melhora seu relacionamento com a comunidade e obtém aumento na arrecadação de tributos.

LEIA TAMBÉM: E-book gratuito tem tudo sobre o Novo Siafic e o Decreto 10.540/2020

Se você chegou até aqui, percebeu que disponibilizar o autoatendimento no seu município é urgente e necessário. A tecnologia só beneficia a sociedade e faz grande diferença na qualidade da Gestão Pública.

A IPM Sistemas oferece sistemas 100% em nuvem para Prefeituras e tem como um de seus pilares, o autoatendimento para cidadãos.

Além de proporcionar maior controle, segurança, agilizar o trabalho dos gestores e aumentar a arrecadação, ao reduzir a inadimplência, os sistemas em nuvem podem ser acessados de qualquer lugar.

A plataforma Atende.Net é integrada e por isso, tem conquistado cada vez mais força no mercado.

Para saber mais sobre a plataforma, assista ao vídeo a seguir!

Saiba mais sobre a tecnologia da IPM Sistemas:

Tecnologia de inteligência fiscal aumenta a arrecadação das Prefeituras

Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

Módulo Memorando simplifica a comunicação pública

Índice Firjan: 88 clientes IPM são destacados

Gestão de Obras e Posturas: confira 7 benefícios do uso da tecnologia 

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página