Conciliação bancária na gestão pública: Marechal Cândido Rondon ganha agilidade
IPM - Blog
Contabilidade Contabilidade

Se fazer o controle das contas de casa já dá trabalho, imagine então como é a rotina no setor de Contabilidade de uma Prefeitura. Na gestão pública, qualquer diferença entre o saldo nas contas bancárias e o escriturado na contabilidade precisa ser justificada por conciliação bancária. Imagine, agora, se você tiver mais de 100 contas para conferir todo mês.

Para facilitar esse processo, a IPM Sistemas incluiu para os municípios do Paraná a ferramenta Conta Bancária Única em seu sistema de gestão pública Atende.Net. Desde 2019, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) permite que as entidades públicas por ele fiscalizadas possam utilizar mais de uma fonte de recurso principal nas contas bancárias. Antes, só havia a possibilidade de cada conta possuir apenas uma fonte de recurso.

A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon (PR), que é cliente IPM ininterrupto há 25 anos, implementou a funcionalidade Conta Bancária Única. “Com essa melhoria no sistema, hoje se consegue fazer mais em menos tempo”, destaca o contador da Prefeitura, Maico Heck. Embora ainda não tenha mensurado o tempo economizado para a realização do processo, Heck destaca que a rotina interna foi otimizada, facilitando muito o trabalho.

“Conseguimos desativar 42 contas bancárias, que representavam 172 contas no nosso sistema. Antes, quando gerávamos um relatório, era um volume muito grande. Agora está mais otimizado, então facilitou o processo”, explica Heck.

Ou seja, antes a Prefeitura conseguia gerenciar várias origem dentro de uma conta bancária, mas o mesmo não ocorria no sistema da Prefeitura. Com a implementação da ferramenta de Conta Bancária Única neste ano, isso mudou.

“Tivemos ganhos com economia de tempo e a facilidade na movimentação, no controle da Tesouraria, com pagamentos e resgates. Na hora de fazer a conciliação bancária, eram 172 conciliações diferentes, agora ficou mais simples”, salienta.

 

Conciliação bancária é fundamental na gestão pública de recursos

A conciliação bancária é uma prática fundamental para a boa administração dos recursos públicos, ou seja, para uma gestão eficiente e transparente. Por isso, a funcionalidade Conta Bancária Única faz parte do sistema Atende.Net desde o início de 2020, ficando disponível a todos os clientes IPM no Paraná.

Para fazer a ativação, basta que solicitem à equipe de Atendimento de Contabilidade da IPM. A orientação para implementação desta rotina pode ser conferida na Nota Técnica 355/2019. Contudo, o ideal é fazer a implementação no início de ano, pois há procedimentos específicos a serem feitos na abertura do exercício para a correta utilização da funcionalidade.

 

> Vídeo: confira 5 passos para ter uma Cidade Inteligente

 

IPM desenvolve tecnologia 100% em nuvem e com banco de dados único

A tecnologia desenvolvida pela IPM Sistemas para gestão pública municipal é 100% em nuvem e tem cadastro único. Ou seja, todas as informações ficam em um só banco de dados, que é compartilhado pelos departamentos. Dessa forma, todos os procedimentos podem ser realizados de maneira on-line, com acesso 24h por dia, bastando utilizar um dispositivo com Internet. 

Como resultado, as Prefeituras que utilizam o sistema IPM podem executar seus processos sem o uso de papel, o que inclui procedimentos de contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, e muitos outros. O Atende.Net também permite assinar documentos virtualmente

Além disso, com a base de dados centralizada e compartilhada, é fácil consultar as mais diversas informações, com geração de gráficos e indicadores em tempo real. Essas facilidades ampliam a visão da administração municipal e, por exemplo, melhoram a fiscalização e a arrecadação, tornando a gestão mais eficiente. Portanto, garante uma administração pública mais transparente e mais econômica.

 

LEIA TAMBÉM:

> Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Cascavel (PR) moderniza atendimento da Ouvidoria com App da IPM

> Paranaguá (PR) lança Nota Parnanguara com tecnologia IPM

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página