Conheça 4 vantagens de usar o extrato do cidadão na sua prefeitura

23/07/2020 por IPM

O extrato do cidadão funciona como uma ferramenta para ajudar o gestor na identificação dos vínculos presentes entre as pessoas físicas, jurídicas e o município.

Essa identificação é muito importante para que a administração conquiste o controle sobre os impostos municipais, que precisam ser arrecadados de forma efetiva.

Sem o controle, o município pode ter prejuízos na arrecadação de tributos, ter aumento no número de inadimplentes e ainda reduzir os valores referentes a receita própria.

Com a redução da receita, a gestão perde recursos que poderiam ser usados para incentivar áreas imprescindíveis para a cidade, tais como educação, saúde e moradia.

Portanto, manter o controle é fundamental para uma boa gestão, bem como para incentivar continuamente o aumento da receita do município.

A receita própria de um município é a soma dos valores arrecadados através de impostos municipais, como IPTU, ISS, ITBI, entre outras taxas.

Conforme abordamos em nosso artigo “Dicas infalíveis para reduzir inadimplência e aumentar arrecadação do município”, com o auxílio da tecnologia, é possível superar mais esse desafio.

E é neste contexto, que o extrato do cidadão ganha destaque.

Uma vez que, além de contribuir para a redução do número de inadimplentes de um município, o extrato do cidadão promove várias outras vantagens.

Para saber quais são elas, continue a leitura e entenda porque o extrato do cidadão deve fazer parte da sua prefeitura.

 

Facilidade para identificar informações


 

O extrato do cidadão irá conter todos os dados referentes aos vínculos da pessoa de uma cidade, caso o munícipe esteja cadastrado nos setores da administração.

E para que seja possível identificar informações provenientes de diferentes setores da prefeitura, é necessário que eles estejam interligados.

A partir de um sistema de gestão moderno, é possível interligar todos os setores de uma prefeitura através de um cadastro único.

Ou seja, uma vez cadastrado em qualquer setor da prefeitura, todos os outros responsáveis conseguem visualizar essas informações.

De modo que, ao acessar o extrato do cidadão, o gestor e o cidadão tem acesso a todas as transações realizadas pela pessoa física e jurídica.

Se está em falta com o IPTU, se está em dia com o ISS, se precisou de atendimento no posto de saúde, ou se sua solicitação de alvará foi atendida - tudo isso em uma única tela.

Dessa forma, o gestor e o cidadão ganham total controle para monitorar e controlar suas dívidas e processos municipais.

 

Acesso ilimitado 


 

O extrato do cidadão proporciona mais um benefício aos Servidores e cidadãos: a acessibilidade.

Utilizando um sistema de gestão em nuvem, o extrato do cidadão pode ser acessado do computador, ou de qualquer dispositivo conectado a internet.

Além disso, não há limites de horário, o que facilita o cidadão que prefere acessar em horários diversos, fora do comercial.

Outra grande vantagem é a possibilidade do trabalho remoto para Servidores, que podem acessar o extrato do cidadão e realizar suas tarefas de qualquer lugar.

 

Aumento na arrecadação


 

O extrato do cidadão também é um dos responsáveis pelo aumento da arrecadação do município.

Como já falamos inicialmente, essa ferramenta é responsável pela redução no número de inadimplentes.

Isso acarreta no aumento da arrecadação, uma vez que mais cidadãos conseguem permanecer em dia com seus tributos municipais.

Em tempos de crise, esta vantagem ganha mais relevância, pois os municípios devem investir no controle para evitar qualquer tipo de falha na economia.

 

Redução de custos


 

Por ser 100% digital, o extrato do cidadão também ajuda as prefeituras para a redução de custos.

Papéis, materiais de expediente e impressão de milhares de folhas são gastos descartados.

Dessa forma, a prefeitura economiza e garante investimentos em outras áreas do município.

Diante de todas essas vantagens, você deve ter percebido que contar com essa ferramenta é sinônimo de sucesso na gestão.

Esse sucesso pode ser comprovado através de exemplos. 

Prefeituras que utilizam o sistema 100% em nuvem da IPM Sistemas, localizadas nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul podem provar.

São milhares de cidadãos beneficiados, milhões de reais de economia e inúmeras conquistas que transformam essas administrações em prefeituras digitais.

Para entender mais sobre o extrato do cidadão, presente no Atende.Net da IPM Sistemas, assista ao vídeo a seguir, com o nosso Gerente de Relações Institucionais, o Sedi Zanella.

 



 

Sobre o Autor

IPM

Comentários

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.