Como a mobilidade na gestão pública pode ajudar as prefeituras

06/07/2016 por IPM

mobilidade na gestão públicaInvestir em mobilidade na gestão pública tem se tornado estratégico para o relacionamento das prefeituras com o cidadão. Acessar conteúdo por meio de dispositivos móveis já é rotina para muita gente, tanto que o smartphone já é mais usado no Brasil para acessar à internet do que o PC. Isso quer dizer que, mais do que informatizar e tornar as prefeituras acessíveis na web, é preciso que essa tecnologia esteja disponível a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

A mobilidade na gestão pública trará benefícios para os cidadãos e também para os gestores e funcionários, que poderão acessar dados importantes não só no ambiente da prefeitura, mas também quando estiverem em outros escritórios, ou mesmo viajando.


Como é possível oferecer mobilidade na gestão pública?


Para que a mobilidade na gestão pública seja possível, é necessário ter dados hospedados em nuvem por meio de cloud computing, ou seja, ao invés de a prefeitura ter servidores e bancos de dados físicos instalados, é utilizada só plataforma segura. Além da maior comodidade, a mudança para a cloud resulta em redução considerável de custos com equipamentos e manutenção.

A migração para a nuvem possibilitará também a integração entre os setores. Isso acontece porque, como todos usam a mesma plataforma, a comunicação torna-se única, evitando inconsistência de dados e retrabalho. Essa mobilidade na gestão pública é útil não só para os servidores, mas também para os cidadãos, que passam a ter acesso facilitado a serviços como emissão de notas fiscais, IPTU, cobrança de impostos, entre outros.

A praticidade oferecida pela mobilidade na gestão pública pode aumentar, inclusive, a arrecadação do município. Como o acesso se torna mais fácil, a inadimplência tende a diminuir, já que as pessoas podem acessar os sistemas de qualquer lugar e cumprir com suas obrigações sem perder horas em filas nos guichês das prefeituras. Outro ponto positivo diz respeito à fiscalização. Como os dados ficam armazenados de forma ordenada e inteligente, fica mais fácil cruzar informações, identificar falhas e débitos e realizar cobranças.


Transparência na gestão pública


Optar pela mobilidade na gestão pública e sistemas que permitam o acesso por meio de cloud computing facilita o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação oficial, o que é essencial para o controle e fiscalização do trabalho feito nas prefeituras  previsto pela Lei da Transparência. Não disponibilizar essas informações pode resultar em ação de improbidade administrativa e suspensão de repasses aos cofres públicos. Quando há sistemas que oferecem mobilidade , cumprir a lei torna-se mais simples, pois, como mencionamos, o sistema usa a mesma plataforma para todos os setores. Portanto é fácil emitir relatórios, fazer análises e disponibilizar informações consistentes. Isso confere credibilidade ao gestor público e faz com que a população confie no trabalho feito pela administração.

Sobre o Autor

IPM

Comentários

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.