Nota fiscal eletrônica: benefícios para as prefeituras e para o cidadão
IPM - Blog
Arrecadação Arrecadação

A mudança para um sistema eletrônico de emissão de nota fiscal já acontece há algum tempo no Brasil. Mas, por não haver um sistema único para talapesar de existir uma série de orientações para padronizar o documento finalcada município possui sua própria versão. Alguns optam pela criação de um sistema exclusivo com essa finalidade, enquanto outras cidades utilizam (quando disponível) a funcionalidade presente no sistema de gestão pública utilizada pela prefeitura. No caso dos clientes IPM, o sistema Atende.Net possibilita a emissão da nota fiscal eletrônica por parte do contribuinte. Importante ratificar que essa rotina é feita diariamente por muitos munícipes, sejam comerciantes, profissionais liberais ou atuantes em outras frentes de trabalho. Por isso, torna-se essencial compreender melhor como se dá esse processo e de que forma o contribuinte pode emitir o documento.

 

Características e vantagens da nota fiscal eletrônica

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal de existência predominantemente digital – em alguns casos, também são impressas . Este fica armazenado pela Administração Tributária Municipal ou por outra entidade conveniada, e registra as operações de prestação de serviços do município. Para as administrações que a adotam, são otimizados tempo, recursos humanos e financeiros, além de garantir mais modernidade à gestão e liberdade ao cidadão. Confira abaixo mais benefícios atrelados à adoção da NFS-e.

  • Redução do número de falhas de preenchimento.
  • Rapidez no processo de emissão do documento e recolhimento de impostos (como o ISSQN).
  • Mais transparência nos processos administrativos.
  • Otimização de processos, como a Autorização de Impressão de Documento Fiscal (AIDF).
  • Exportação facilitada dos dados nos sistemas contábeis usados pela prefeitura – o que agiliza a prestação de contas.
  •  Otimização para escrituração fiscal.

Para quem utiliza o serviço de NFS-e por meio dos sistemas das prefeituras clientes IPM, preparamos um vídeo que mostra o passo a passo para a emissão do documento.

 

Além das vantagens para o cidadão, a adoção de um sistema eletrônico para emissão de nota fiscal oferece mais agilidade no pagamento do imposto, aumentando a arrecadação do município.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página