Prefeitura de Alvorada investe em tecnologia e reduz despesas na administração

18/09/2020 por IPM

Alvorada está localizada a 23 km da capital Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e com cerca de 211 mil habitantes.

A cidade tem ganhado destaque por aprimorar os serviços públicos e facilitar a rotina de trabalho dos Servidores Municipais.

A partir da modernização da Prefeitura, o Município passou a conquistar mudanças positivas na gestão.

Uma delas foi a agilidade na tramitação de processos. O que antes era moroso e burocrático se transformou em ágil e eficaz.

No entanto, tudo isso só foi possível com a adoção de ferramentas tecnológicas para gerenciar os setores administrativos.

Afinal, hoje em dia diante de tantas facilidades inovadoras, é possível transformar a Gestão Pública para melhor e romper com estigmas que ficaram no passado.

 

Sistemas de gestão em nuvem


Essa inovação foi muito bem recebida pelo Diretor Geral de TI da Prefeitura de Alvorada, Fernando Maciel.

Segundo ele, ao implantar os sistemas 100% em nuvem da IPM, a administração subiu de nível, e está apta para atender às demandas dos cidadãos cada vez mais conectados.

Além disso, o diretor ressaltou a importância de ter as informações do Município salvas na nuvem, seguras contra qualquer tipo de imprevistos.

“Os sistemas ficavam instalados aqui dentro e isso não trazia segurança para os nossos dados ou até mesmo a continuidade do trabalho. Hoje, temos os nossos dados em nuvem. Isso traz mais segurança, pois temos cópias em diversos locais”, afirmou.

Assista ao vídeo a seguir, e confira os depoimentos dos profissionais que atuam na Prefeitura Municipal de Alvorada, sobre a experiência de trabalhar com sistemas em nuvem.

 



 

Sistema Unificado


A Prefeitura de Alvorada além de ganhar mais agilidade para tramitar processos, ainda ganhou mais organização e unidade.

Com o uso do Atende.Net, todos os setores da administração pública conversam entre si, estão interligados numa mesma plataforma.

Assim, já não é necessário o uso de planilhas separadas para cada setor e a prestação de contas passa a ser mais assertiva.

Ao utilizar sistemas distintos para os diferentes setores de uma Prefeitura, as informações tendem a ficar desencontradas e até desconexas, dificultando o processo de prestação de contas.

Essa vantagem está sendo bem recebida pela maioria da população. 

Prova disso, é que somente em 2019, o Portal do Cidadão do Município contabilizou mais de 349 mil acessos.

Entre eles estão, mais de 47 mil para processos digitais e outros 40 mil para emissão de guias de IPTU.

Além do Portal, o cidadão e Servidor pode acessar o App Atende.Net, de qualquer dispositivo conectado à internet.

Nele, é possível emitir contracheques, relatório sobre período de férias e licenças disponíveis para o Servidor.

E o cidadão pode solicitar serviços e efetuar reclamações em geral, sobre iluminação pública, problemas na área urbana, entre outros.

Em entrevista, Luis Carlos Telles, Secretário de Administração afirmou que ao escolher a tecnologia, a Prefeitura caminha para o lugar certo.

“A IPM trouxe um novo marco para a Prefeitura. Hoje temos subsídios para avançar muito mais. Ganhamos em serviço e diminuímos as despesas do ente público”, declarou.

 

Sobre o Autor

IPM

Comentários

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.