Tecnologia X Produtividade: saiba como torná-las aliadas da sua Prefeitura  - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

As consequências da pandemia levaram a gestão pública a repensar seus modelos de trabalho, que passaram a usar a tecnologia como aliada para aumentar a produtividade da gestão.

Porém, manter a continuidade dos serviços durante o período de isolamento social continua sendo um desafio para diversas prefeituras do país.

Se antes a transformação digital na gestão pública já era algo urgente, hoje diante dos últimos acontecimentos, sabemos que será inevitável.

As responsabilidades do governo aumentaram, uma vez que as demandas da população cresceram e portanto, além de atender essas questões, a gestão municipal deverá orientar e controlar a política econômica.

Diante das circunstâncias, a tecnologia surge como ferramenta poderosa para ajudar o gestor na tomada de decisão nas prefeituras.

E se você quer saber como usar a tecnologia para aumentar a produtividade na sua gestão e oferecer um atendimento de qualidade aos cidadãos, continue a leitura!

Separamos algumas vantagens proporcionadas pela tecnologia que aceleram e fortalecem a produtividade na gestão pública municipal.

 

Garantia da acessibilidade

 

Inicialmente, para adaptar a prefeitura ao “novo normal”, é necessário garantir as ferramentas necessárias para que o trabalho remoto seja possível.

A partir da transformação digital e do fortalecimento da cultura de inovação nas administrações públicas, as mudanças na rotina de trabalho só aumenta a produtividade dos profissionais.

Ao utilizar sistemas de gestão 100% em nuvem, o município de Concórdia em Santa Catarina, conseguiu manter cerca de 80% dos Servidores trabalhando em home office, executando suas tarefas normalmente.

Com isso, o cidadão não precisa enfrentar filas.

E não deixa de ser atendido e pode realizar sua solicitação através do autoatendimento de qualquer lugar, no Portal do Cidadão do município.

Além de facilitar o trabalho dos Servidores, a tecnologia mantém o atendimento aos cidadãos e contribui para agilizar atendimentos em unidades de saúde.

Segundo a secretária de Saúde da prefeitura de Castro no Paraná, Maria Lidia Kravutschke, o uso da tecnologia está fazendo a diferença quanto a transparência na gestão da pasta.

De acordo com a avaliação da secretária, além dos detalhes sobre a compra de medicamentos e materiais, qualquer cidadão pode encontrar a listagem de fornecedores e os valores empenhados, através do IPM Saúde.

 

LEIA TAMBÉM: Pandemia: Como a tecnologia pode facilitar os atendimentos em unidades de saúde do município?

 

Com a garantia da acessibilidade, a produtividade aumenta de forma considerável – já que o trabalho pode ser desenvolvido a partir de qualquer lugar.

Para saber mais sobre as transformações digitais que a COVID-19 causou no setor público, assista ao vídeo a seguir e compartilhe em suas redes sociais!

 

 

Melhor gerenciamento de processos

 

Com a tecnologia, é possível mapear todos os passos necessários para concluir cada processo, e ainda determinar responsáveis por cada um deles.

Essa facilidade contribui significativamente para a melhoria da produtividade e do gerenciamento de processos.

Em entrevista, o secretário de administração da cidade de Bom Despacho em Minas Gerais, Wallace Campos enfatizou que utilizar sistemas de gestão 100% em nuvem fortalece a transparência.

Além disso, com a tecnologia é possível controlar os gastos e visualizar processos.

Além de fortalecer a assertividade na hora da tomada de decisões dentro da gestão.

 

Mais agilidade e integração

 

Para usar a tecnologia e a produtividade como aliadas da prefeitura, é necessário integrar as informações dos diferentes setores em um único sistema de gestão.

É a integração que leva a agilidade e aumento da produtividade.

Entretanto, muitas prefeituras sofrem com a descentralização de informações, um dos motivos que fortalecem a burocracia na gestão pública.

Usando a tecnologia cloud computing, muitas rotinas podem ser automatizadas e o gestor pode visualizar indicadores de todos os setores em uma única tela.

O futuro da gestão pública já chegou e sem dúvidas, é digital

A prefeitura aliada a tecnologia garante mais produtividade para Servidores e aprimora o atendimento à sociedade em geral.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página