Tecnologia na gestão pública: 4 exemplos do impacto da IPM na vida de milhões de brasileiros
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Quando se fala em uso de tecnologia na gestão pública, a primeira coisa que pensamos é na praticidade de acesso a diversos serviços. Como evitar filas para agendar consultas médicas, solicitar alvarás, pagar ou parcelar impostos e taxas, etc., usando o celular. A tecnologia para gestão pública desenvolvida pela IPM Sistemas há 25 anos faz tudo isso e muito mais, com impacto real na vida de milhões de brasileiros.

Sabe como? Ao possibilitar redução dos gastos e aumento da receita para os Municípios sem criar impostos, a tecnologia IPM propicia investimento em escolas, postos de saúde, ruas, assistência social, e tantos outros benefícios para a sociedade. Ou seja, permite a tomada de decisão ágil e baseada em dados atualizados em tempo real, o que se reverte em economia, transparência e destinação inteligente dos recursos. 

Para isso, o sistema Atende.Net, da IPM, possibilita que as Prefeituras realizem todos os procedimentos de contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, vigilância em saúde, e muitos outros, pela Internet – sem uso de papel. E mais: os setores “conversam” entre si, pois acessam uma base única de dados.

Além disso, é possível automatizar esses processos via Workflow, acelerando a rotina interna das Prefeituras e qualificando o atendimento ao munícipe. Ao poder se autoatender pelo portal ou aplicativo, o cidadão evita deslocamentos e filas, sobrando mais tempo para outras prioridades.

Para exemplificar esse impacto real que a tecnologia IPM tem na vida de milhões de brasileiros, destacamos 4 exemplos práticos evidenciados por indicadores nacionais neste ano de 2021:
  1. QUALIDADE DE VIDA: Cascavel (PR), Gravataí (RS) e Sumaré (SP) aparecem em destaque no Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), divulgado pela Assertif em setembro;
  2. ATENDIMENTO EM SAÚDE: Castro (PR), Caxambu do Sul (SC), Pinhalzinho (SC) e Santa Helena (PR) são condecorados com o Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde em junho;
  3. ADMINISTRAÇÃO GERAL: 27 clientes IPM têm excelente avaliação no Índice de Governança Municipal 2021, divulgado pelo Conselho Federal de Administração em agosto;
  4. TRANSPARÊNCIA: 21 municípios que usam tecnologia IPM são destaque no Ranking de transparência da Controladoria-Geral da União (CGU), divulgado em março.

A seguir, confira mais detalhes de cada um desses indicadores e também entenda como o uso de tecnologia de última geração, aliada a boas práticas de gestão, resultam em melhor emprego dos recursos públicos e atendimento ao cidadão.

software atendenet da IPM sistemas para gestão pública

Software Atende.Net é uma solução completa para gestão pública municipal

Qualidade de vida: 3 clientes IPM são destaque no Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM)

Nunca se falou tanto em qualidade de vida como neste período de pandemia de Covid-19. O sofrimento pela perda de entes queridos e a necessidade de isolamento para frear a contaminação fizeram as pessoas refletirem sobre seus hábitos. Por exemplo, ter áreas verdes e pracinhas perto de casa, assim como acesso fácil e rápido a serviços públicos viraram prioridades. E como os Municípios podem tornar isso possível? A resposta é: usando tecnologia para qualificar a gestão pública e retornar os impostos na forma de benefícios à comunidade.

E um jeito de verificar se isso está acontecendo é por meio do novo Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), criado neste ano para medir a transformação de tributos municipais em qualidade de vida nos 100 maiores municípios brasileiros. O estudo da Assertif, consultoria especializada na mineração de créditos tributários, divulgou o ranking em setembro de 2021.

E tem cliente da IPM Sistemas em destaque no Top 15 Nacional: Sumaré (SP) – 12° lugar e Cascavel (PR) – 13º lugar. Também foi divulgada a classificação por Região e por Estado que tiveram municípios incluídos no levantamento. Nesse caso, mais um cliente IPM aparece em destaque: Gravataí (RS).

Confira os destaques por Estado e Região:

  • Cascavel – 3º colocado no PR e 3º na Região Sul
  • Gravataí – 4º colocado no RS e 13º na Região Sul
  • Sumaré – 8° colocado em SP e 10º na Região Sudeste

Conforme a Assertif, para chegar a esse ranking, como fonte de regresso dos impostos foi utilizado o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), calculado pela Macroplan para as 100 maiores cidades brasileiras. Já como custos, considerou a receita de arrecadação do município (incluindo repasses) em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) municipal, calculados pelo Ipeadata e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  • Cascavel (PR)

O município de Cascavel ficou em 3º lugar nos recortes estadual (PR) e regional (Sul do Brasil), além do 13º no ranking nacional. Conforme o prefeito Leonaldo Paranhos, esse ótimo posicionamento é fruto de um longo processo de planejamento aliado ao uso de tecnologia. Assim, foi possível fazer uma boa gestão do orçamento e, sem aumentar impostos e taxas, melhorar a arrecadação e investir na qualidade da prestação dos serviços públicos.

“Seguimos o caminho de melhorar, de fato, a eficiência da nossa possibilidade de cobrar impostos daquilo que tínhamos. Aí tiramos a burocracia para liberar alvarás, habite-se, construções, porque isso também aumenta a nossa capacidade de arrecadação”, explica Paranhos. “E isso tudo nos deu uma capacidade maior de arrecadação”, completa.

Um trabalho que precisava ser embasado em dados e facilitado por tecnologia de ponta para ser eficiente. “Então implantamos o sistema da IPM, que possibilitou, sem aumentar impostos ou alíquotas, chegarmos a arrecadar 54% a mais. Inclusive, fizemos uma nova licitação, e mesmo assim tivemos economia. Então tenho satisfação de ter hoje uma ferramenta que nos dá a condição de estarmos aí, nesse ranking importante desse conceito do retorno dos impostos municipais”, finaliza Paranhos.

  • Gravataí (RS)

O 4° lugar dentre os municípios gaúchos no índice de transformação de tributos municipais em qualidade de vida é comemorado pelo secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento da Prefeitura de Gravataí (RS), Davi Severgnini.

“Recebemos com alegria, como a confirmação de que nossa estratégia está certa. Desde 2013 temos a convicção de que devemos orientar nossos investimentos a partir da taxa de retorno que gerem, seja este tributário ou em nível de solução social. Desde lá, a receita tributária praticamente triplicou e passou de 13% para 22% da RCL em 2020, enquanto a própria RCL cresceu outros 86%”, destaca.

Conforme o secretário, para chegar a esses resultados, o uso da tecnologia de ponta na gestão é fundamental. “Não teria sido possível realizarmos plenamente esta estratégia se não tivéssemos adotado a Administração Municipal de um ERP moderno e capaz de, em tempo real, gerar boletins e dados estatísticos para análises gerenciais imediatas”, reforça Severgnini.

“Em paralelo, o incremento tecnológico realizado no âmbito da receita municipal foi vital para que atingíssemos o incremento de receita tributária capaz de alavancar taxas de investimento na dimensão demandada pelo município. Sem uma estratégia realmente eficaz no setor de TI, não acredito que seja possível, minimamente, a um gestor garantir taxas de investimento sustentáveis a longo prazo no setor público”, salienta o secretário.

Clientes IPM são destaque na transformação de tributos municipais em qualidade de vida

Tecnologia IPM ajuda a transformar tributos municipais em qualidade de vida

Atendimento em Saúde: 4 clientes IPM recebem o Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde (MS) condecorou 225 municípios pela qualidade da gestão pública em saúde no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Para a entrega do Selo Atenção Primária de Qualidade em junho de 2021, o MS avaliou o trabalho realizado em 5.570 municípios conforme os indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil no ano de 2020. Dentre os reconhecidos estão 4 clientes IPM: Castro (PR), Caxambu do Sul (SC), Pinhalzinho (SC) e Santa Helena (PR).

Conforme os gestores públicos desses municípios, o uso da tecnologia de ponta da IPM foi fundamental para qualificar a gestão e chegar a esse reconhecimento.

  • Santa Helena (PR)

“Esse mérito é de todos os nossos servidores da Saúde, que desempenham um excelente papel, e que se dedicaram muito nesse último ano, diante da pandemia. Eles não mediram esforços para que a gente atendesse muito bem a nossa população”, destaca a secretária municipal de Saúde, Cristiani Mozer Binko. Além de liderar o ranking estadual, o município também ficou muito bem posicionado em nível federal. “Santa Helena ficou em 10° lugar em nível nacional e, em nível estadual, teve a maior nota no Paraná”, comemora a secretária.

E contar com a tecnologia de gestão em saúde IPM, que se comunica com o Ministério da Saúde, foi essencial, conforme Cristiani. “Esse mérito é também referente ao sistema informatizado que possuímos, da IPM, que facilita muito a comunicação e o registro dessas informações. Por isso, fica o nosso agradecimento a todos que contribuíram para esse excelente desempenho”, completa.

  • Castro (PR)

“Atribuímos esses resultados à estrutura física das Unidades Básicas de Saúde, mas, principalmente, à reestruturação da rede de saúde com investimentos em capacitação e no programa IPM, para qualificar as informações”, explica a secretária de Saúde de Castro (PR), Maria Lidia Kravutschke. “O sistema IPM reflete para o Ministério da Saúde todo o trabalho realizado pelas equipes do município. Ou seja, foi a principal ferramenta que nos levou a chegar hoje onde estamos”, comemora.

Conforme Maria Lidia, o sistema IPM também permitiu a descentralização dos serviços. “Hoje temos o Prontuário Eletrônico presente em toda a rede de saúde de atenção primária. Tudo se dá através do programa da IPM. Com isso, o usuário tem maior resolutividade. Ele consegue resolver seus problemas dentro do seu território, então não é mais necessário ficar se deslocando para agendar exames ou pegar resultados. Isso foi um grande diferencial para o fortalecimento da atenção primária”, finaliza.

  • Caxambu do Sul (SC)

“É uma conquista que nos coloca como referência em saúde, principalmente pela forma de trabalhar, com uma equipe unida, esforçada”, destaca o secretário de Saúde de Caxambu do Sul (SC), Ivanor Sfreddo. E destaca que, além do esforço das equipes de saúde pública, é preciso ter dados para nortear a gestão. “Nós temos tudo no sistema da IPM, que nos permite fazer o controle de todas as informações sobre cada paciente. E ter tudo em um único lugar nos dá maior controle e permite tomar melhores decisões”, salienta Sfreddo.

  • Pinhalzinho (SC)

“Em primeiro lugar, significa o reconhecimento dos municípios que estão adotando e seguindo os manuais do Ministério da Saúde, atendendo normas e políticas de atenção básica. Em segundo lugar, reconhece os benefícios à população. O selo é a comprovação do serviço prestado com qualidade”, enfatiza o secretário de Saúde de Pinhalzinho (SC), Cleomar Provenci.

Conforme o secretário, além de aplicar as recomendações do Ministério da Saúde na prática, é preciso ter um bom controle das informações. Por isso, destaca a importância de usar a tecnologia na gestão pública em saúde. “Tudo é feito dentro do sistema IPM. Sem ter um sistema integrado com o Ministério da Saúde, não se consegue fazer esse trabalho. O sistema é essencial para administrar a saúde e alimentar a base nacional”, completa Provenci.

> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

Administração geral: 27 clientes IPM têm excelente avaliação no Índice de Governança Municipal 2021

A IPM Sistemas é pioneira no desenvolvimento de software de gestão pública nativo WEB, sem emuladores, e com base de dados única acessada por todos os departamentos. Uma tecnologia que permite visão completa e tomada de decisão baseada em dados, de forma ágil e otimizada. Então, quando bem utilizada, confere eficiência e economia à gestão pública.

E o resultado aparece em rankings como o elaborado anualmente pelo Conselho Federal de Administração. O Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) apresenta seu resultado da Governança Municipal por grupos, conforme o número de habitantes e o Pib Per Capita. Em 2021, 5 clientes IPM aparecem em destaque no Ranking Nacional/Grupo:

  1. Santa Rosa (RS) – 4° lugar no Brasil (G6)
  2. Campo Belo (MG) – 4° lugar no Brasil (G5)
  3. Salete (SC) – 8° lugar no Brasil (G2)
  4. Parobé (RS) – 9° lugar no Brasil (G5)
  5. São Bento do Sul (SC) – 14° lugar no Brasil (G6)
Em 2020, 14 clientes IPM apareceram com excelente classificação em seus grupos no recorte estadual. Em 2021, são 27 entre os 10 primeiros colocados por Estado/Grupo. Confira:
  1. Campo Belo – 1° lugar em MG (G5)
  2. Parobé – 1° lugar no RS (G5)
  3. Santa Rosa – 1° lugar no RS (G6)
  4. São Bento do Sul – 1° lugar em SC (G6)
  5. Sapucaia do Sul – 1° lugar no RS (G7)
  6. Salete – 2° lugar em SC (G2) 
  7. Bento Gonçalves – 3° lugar no RS (G8)
  8. Dois Irmãos – 3° lugar no RS (G4)
  9. Pouso Alegre – 3° lugar em MG (G8)
  10. Bom Despacho – 4° lugar em MG (G6)
  11. Timbó – 4° lugar em SC (G4)
  12. Pomerode – 5° lugar em SC (G4)
  13. Taió – 5° lugar em SC (G2)
  14. Cascavel – 6° lugar no PR (G8)
  15. Gravataí – 6° lugar no RS (G8)
  16. Rio Negrinho – 6° lugar em SC (G4)
  17. Estrela – 7° lugar no RS (G4)
  18. Araucária – 8° lugar no PR (G8)
  19. Porto Belo – 8° lugar em SC (G4)
  20. Brusque – 9° lugar em SC (G8)
  21. Cachoeirinha – 9° lugar no RS (G8)
  22. Castro – 9° lugar no PR (G5)
  23. Indaial – 9° lugar em SC (G6)
  24. Presidente Getúlio – 9º lugar em SC (G2)
  25. Horizontina – 10° lugar no RS (G2)
  26. Itapiranga – 10° lugar em SC (G2)
  27. Pinhalzinho – 10° lugar em SC (G4)

Sistema para gestão pública da IPM permite uma tomada de decisão ágil e baseada em dados

Transparência: 21 clientes IPM são destaque no Ranking de transparência da CGU

Outro importante indicador nacional é realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU). A 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360° foi divulgada em março, apresentando o ranque dos estados, o Distrito Federal e 665 municípios com mais de 50 mil habitantes (considerando estimativas do IBGE em 2017). Todos receberam uma pontuação de 0 a 10 pontos. E há 21 clientes da IPM Sistemas com ótimas avaliações.

Camboriú (SC), Indaial (SC) e Pouso Alegre (MG) tiveram excelentes avaliações recebendo mais de 9 pontos. Destaque também para Araucária (PR), Campo Largo (PR), Palhoça (SC), São Bento do Sul (SC) e Três Pontas (MG), que receberam entre 8,01 e 8,99 pontos.

Confira os clientes IPM que foram destaques no ranque de transparência da CGU por estado:

  • Santa Catarina: Brusque, Camboriú, Concórdia, Indaial, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul e São Francisco do Sul;
  • Paraná: Araucária, Campo Largo, Campo Mourão, Castro e Pinhais;
  • Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo e Santa Rosa;
  • Minas Gerais: Três Pontas e Pouso Alegre;
  • São Paulo: Sumaré.

O gerente de Relacionamento da IPM, Sedi Zanella. “Recebo frequentemente depoimentos de experiências exitosas vividas por servidores públicos e usuários externos do Atende.Net acerca da importância do nosso trabalho e das soluções tecnológicas que levamos aos órgãos onde atuamos, especialmente pelos novos conceitos, olhares e ferramentas que disponibilizamos”, conta.

Zanella salienta que o trabalho da IPM é totalmente voltado à construção de cidades inteligentes: “Oferecemos soluções que facilitam o trabalho do dia a dia, aproximam e conectam as pessoas aos governos, geram mais comodidade, transparência, agilidade, produtividade e economia”, destaca. Ou seja, a IPM é uma empresa sempre preocupada em levar o que há de melhor e mais moderno em sistemas de gestão pública. 

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