Tecnologia IPM: Prefeitura e Câmara modernizam gestão em Paraíso
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

Contar com inovação é fundamental para qualificar a prestação dos mais diversos serviços. Por exemplo, é a computação em nuvem que tem possibilitado o trabalho em home office a milhares de instituições durante a pandemia de Covid-19. Ainda, significa aumento da transparência, economia e acessibilidade ao cidadão. São tantos os benefícios que três órgãos públicos de Paraíso (SC) estão adotando a tecnologia IPM 100% em nuvem para modernizar sua gestão.

Neste mês de maio, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e o Fundo Municipal de Saúde paraisenses estão implantando soluções 100% WEB e desenvolvidas em plataforma única pela IPM Sistemas. Assim, juntas e com apoio de tecnologia de ponta, as três instituições dão um passo importante para colocar Paraíso no rol das Cidades Inteligentes.

Ou seja, passam a fazer gestão com recursos que possibilitam reduzir a burocracia, diminuir os gastos públicos, aumentar a transparência, incentivar a participação do cidadão e facilitar a rotina dos Servidores públicos. 

Por exemplo, com a tecnologia da IPM, a Prefeitura de Paraíso passará a controlar contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, fiscalização e arrecadação de tributos em um único sistema. Tudo disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar, a partir de dispositivo com internet.

Assim, a administração municipal terá à disposição funcionalidades que permitirão realizar uma gestão mais eficiente, célere e econômica. E o melhor: com qualificação do atendimento aos cidadãos – hoje estimados em 3,4 mil, conforme o IBGE.

Conhecida como uma cidade simples, de paz e sossego, Paraíso fica no extremo-oeste catarinense e faz divisa com a Argentina. Inclusive, tornou-se uma alternativa de entrada para os argentinos que visitam o Brasil, especialmente aos que viajam para o litoral de SC. Movimento esse que fomenta a economia na região.

 

Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

 

6 benefícios da tecnologia IPM para órgãos públicos

1) Redução de custos com TI:

O Atende.Net é desenvolvido 100% em nuvem, portanto, elimina gastos com compra e manutenção de servidores de banco de dados, salas exclusivas para Centro de Processamento de Dados (CPD), gerenciamento de banco de dados (SGBDs), softwares básicos e aplicativos, cabeamentos estruturados. 

 

2) Diminui gastos com papel e logística:

Com os processos sendo criados e tramitados de forma digital, é possível eliminar o arquivo morto e reduzir gastos com papel e logística. Em poucos cliques, é possível criar memorandos, incluir assinaturas digitais e eletrônicas em documentos, emitir e pagar boletos, tudo de forma on-line. Ou seja, sem gastos com impressão de guias do IPTU e envio pelos Correios, por exemplo.

 

3) Otimização do trabalho:

Com a computação em nuvem e o cadastro único, todos os departamentos têm acesso à mesma informação, eliminando recadastramentos nas várias repartições, bem como duplicações de dados. Então, com poucos cliques, é possível cruzar dados em tempo real e gerar gráficos otimizados, qualificando e agilizando a tomada de decisão. Além disso, a otimização da rotina diminui a carga de trabalho da equipe, permitindo remanejar pessoal para outras funções. 

 

4) Permite autoatendimento do cidadão:

Com o Atende.Net, é possível oferecer diversos serviços ao cidadão de forma totalmente on-line. Por exemplo, sem sair de casa nem pegar filas, o munícipe consegue solicitar serviços, agendar consultas, emitir e pagar guias de impostos, registrar demandas na Ouvidoria ou agendar um teleatendimento com poucos cliques. 

 

5) Aumento da arrecadação:

O software da IPM trabalha com mais de 50 indicadores, tais como comparativo entre receita e despesa; comparativo entre orçado e arrecadado; estatística de pagamento de IPTU; entre outros. Além disso, possibilita maior controle da cobrança dos impostos, bem como oferece diversas funcionalidades para cobrança e fiscalização de tributos. Entre elas, emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), implantação de Nota Fiscal Premiada e maior controle do ISSQN Bancos. 

 

6) Processos via Workflow:

As soluções em gestão pública da IPM contam com a funcionalidade Workflow, que mostra os processos mais complexos no formato de fluxogramas digitais. Além de exibir a situação em tempo real de cada fase, quais etapas foram executadas ou estão pendentes, não permite passar adiante sem que sejam cumpridas todas as fases necessárias. Dessa forma, permite reduzir o prazo de conclusão e garante que o fluxo de trabalho da organização funcione com mais eficiência e transparência. 

 

Confira em vídeo as vantagens oferecidas pelo Workflow 

 

Software da IPM atende aos novos requisitos do Siafic

Em 1° de janeiro de 2023, entrarão em vigor as novas regras do Siafic – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle. Conforme o Decreto nº 10.540, de 05/11/2020, todas as instituições, órgãos e poderes de um mesmo Município deverão adotar um único Siafic. E, de acordo com o decreto, esse software deverá ser mantido e gerenciado pelo Poder Executivo. 

As prefeituras e demais órgãos que operam com o Atende.Net terão maior facilidade de adaptação, pois o software da IPM já é “Multi Entidades”. Ou seja, já permite que Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias, Institutos e Câmaras de Vereadores mantenham suas informações em um mesmo servidor de banco de dados. 

Inclusive, a IPM conta com um datacenter próprio e de última geração para uso exclusivo de seus clientes, de forma que o banco de dados das entidades públicas ficam hospedados em ambiente totalmente seguro. As informações são armazenadas em discos criptografados que circulam por links protegidos também por criptografia. Além disso, a IPM segue rígidas medidas de segurança interna.

 

Veja os diferenciais de um sistema em nuvem

 

Gestão da Saúde pública é qualificada com o uso da tecnologia

Nos municípios atendidos pela tecnologia IPM, a saúde vem em primeiro lugar. E são muitos os benefícios de gestão oferecidos pelo inovador módulo IPM Saúde, que proporciona maior controle, melhor atendimento e economia, tudo com alta disponibilidade e segurança. Confira algumas vantagens:

 

> Benefícios aos Cidadãos:

  • Maior agilidade nos atendimentos;
  • Prontuário atualizado em todas as unidades de saúde;
  • Histórico sobre todos os serviços e benefícios disponibilizados;
  • Filas de espera com prioridade aos casos de urgência;
  • Facilidade aos resultados dos exames que são disponibilizados pela internet;
  • Agendamento de consultas pela internet.

> Para os Profissionais da Saúde:

  • Processos simplificados;
  • Produção automática;
  • Setores unificados;
  • Faturamentos sem críticas;
  • Atendimento diferenciado;
  • Acesso disponibilizado 24hs;
  • Utilização de um sistema único.

> Ao Município:

  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Desburocratização dos processos;
  • Extrato dos cidadãos;
  • Maior controle sobre os benefícios concedidos;
  • Credibilidade e confiança à administração pública;
  • Cidadãos satisfeitos com um melhor atendimento;
  • Economia com estrutura de servidores e redes.

LEIA TAMBÉM:

> Como a Câmara de Palma Sola reduziu o uso de papel em 70%

> 3 formas de reduzir custos com computação em nuvem nas Prefeituras

> Como se chega aos preços dos softwares de gestão pública

> Tecnologia agiliza o processo de abertura de empresas

> Clientes IPM são destaque no ranking de transparência da CGU

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página